Isolamento social pode ter poupado 118 mil vidas no Brasil em maio, aponta pesquisa

O estudo, que ainda não foi submetido à revisão de pares, estabeleceu uma equação para estimar mortes e infecções provocadas pelo novo coronavírus 


Vixe d-flex me-2
redacao 24/07/2020 22:30 Saúde

Um estudo realizado por professores da área de estatísticas econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) aponta que as medidas de isolamento social evitaram mais de 118 mil mortes pelo novo coronavírus no Brasil durante o mês de maio. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo. 

A pesquisa, que ainda não foi submetida a revisão de pares, estabeleceu uma equação para estimar mortes e infecções provocadas pelo novo coronavírus em cenários com diferentes graus de distanciamento social. Para isso, os cientistas analisaram a transmissão do vírus nos diferentes estados do país e consideraram a taxa de isolamento social monitorada a partir do sinal GPS de celulares.

“Assim, conseguimos ver como teria sido a pandemia sem isolamento social, obtendo um número projetado de casos e, aplicando a taxa de letalidade do modelo epidemiológico da Covid-19 Brasil, chegamos a algumas estimativas de mortes que foram evitadas”, explicou o professor Caio Chain, ao jornal o Globo.

O Covid-19 Brasil é um grupo de pesquisadores dedicado a estimar os casos de subnotificação da doença no país. Portanto, o índice de letalidade do coronavírus previsto no modelo da iniciativa, calculado em 1,1%, difere de estatísticas oficiais.

Em maio, o país apresentou uma média de 44% de taxa de isolamento social. A pesquisa então estimou a quantidade de infecções e óbitos que poderiam ocorrer no mesmo mês caso o índice fosse de 25%, o mesmo registrado em fevereiro. No cenário mais provável, o Brasil teria encerrado maio com 147.447 mortes – isto é, 118 mil óbitos a mais do que os 29.367 registrados oficialmente.

Já o número de infectados seria de 3.590.795, quase sete vezes mais que os 514.992 computados em plataformas oficiais. Os resultados indicam também que cada 1% de elevação na taxa de isolamento social tende a reduzir em 37% a taxa de crescimento da transmissão da pandemia no país.

“Em outras palavras, a elevação do isolamento reduz a taxa de transmissão do vírus de forma significativa e mais que proporcional”, sintetiza a pesquisa.

Para os pesquisadores,  apesar do impacto significativo na redução de mortes no Brasil, o isolamento social empregado no país durante maio foi pouco eficiente se comparado com impacto de medidas mais rígidas aplicadas em outros países.

“O número de óbitos no Brasil em um mês, no cenário provável, seria 5x maior sem as medidas restritivas, o que indica um isolamento pouco eficiente. As estimativas, publicadas na revista científica Nature, verificaram que o número de mortes na Europa (11 países analisados) seria de 3,2 milhões de pessoas em vez de 129 mil, 25 vezes mais, se não fosse o conjunto de medidas de isolamento (“não farmacológicas”) adotado pelas autoridades entre março e abril, início da pandemia do coronavírus.”, afirma o estudo.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional