Infarto e AVC causam mais mortes que Covid-19 no primeiro semestre do ano no Brasil

Na Bahia, as mortes por essas doenças também são mais numerosas do que pela Covid-19


Vixe d-flex me-2
redacao 02/08/2022 15:53 Saúde

A partir do avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, o número de mortes registradas pela doença tem caído. Contudo, outras doenças seguem chamando atenção pelos riscos, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, e o infarto. Essas patologias voltaram a ser as causas mais comuns de óbitos na Bahia e em todo o país.

De acordo com o Portal da Transparência, no primeiro semestre de 2022, mais pessoas morreram de AVC ou de infarto, do que em decorrência da Covid-19. Foram 56.038 mortes por AVC, 52.426 por infarto e 48.763 por Covid-19.

Especialistas apontam para a necessidade de atenção para cuidados preventivos, além do atendimento médico imediato após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Segundo o coordenador do departamento de Neurologia do Hospital Mater Dei Salvador, Ricardo Alvim, uma em cada seis ou oito pessoas terão um AVC durante a vida.

“Sempre que avaliamos um paciente é muito importante entender qual foi o último horário que ele foi visto bem. Do início dos sintomas até a chegada do paciente no hospital para fazer o tratamento trombolítico endovenoso, o mais indicado é uma janela de até 4h30. Por isso, é importante reconhecer rapidamente que é um AVC e levá-lo rapidamente para o hospital, para que este paciente possa ter a oportunidade de receber o tratamento correto”, afirma Ricardo Alvim.

Dentre os principais sintomas que indicam um AVC, estão: mudanças bruscas no estado neurológico, confusão mental, alteração da fala, alteração do equilíbrio, dificuldade de mexer braços ou pernas, formigamento na face, braço ou perna e dor de cabeça súbita e forte.

Dentre as principais sequelas, estão a perda de memória (definitiva ou não), dificuldade em falar, comer, de engolir a própria saliva, paralisia facial, desequilíbrio e sequelas motoras. Essas consequências também podem ser reduzidas através de um atendimento imediato. “A cada 30 minutos de atraso no tratamento do paciente com AVC isquêmico, perdemos 10% de chance dele se recuperar. Quanto mais rápido conseguirmos iniciar o tratamento, mais chances temos de salvar os neurônios que estão em sofrimento”, alerta o especialista.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, aproximadamente 70% das pessoas não retornam ao trabalho após um AVC, devido às suas sequelas, e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia.

O infarto agudo do miocárdio, o ataque cardíaco, também é uma doença que vem chamando a atenção pela letalidade. Ele ocorre com a obstrução de artérias coronárias, culminando na falta de oxigenação e na morte celular.

Segundo o coordenador do departamento de cardiologia do Hospital Mater Dei Salvador, Nilvaldo Filgueiras, a abordagem rápida de tratamento se faz necessária para evitar a morte do paciente. Segundo as diretrizes internacionais, entre a chegada do paciente no pronto-socorro e a realização do cateterismo de emergência, deve levar no máximo 60 minutos. Por isso, Filgueiras destaca a necessidade de se identificar, com urgência, que se trata de um ataque cardíaco.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional