Infarto e AVC causam mais mortes que Covid-19 no primeiro semestre do ano no Brasil
Na Bahia, as mortes por essas doenças também são mais numerosas do que pela Covid-19
A partir do avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, o número de mortes registradas pela doença tem caído. Contudo, outras doenças seguem chamando atenção pelos riscos, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, e o infarto. Essas patologias voltaram a ser as causas mais comuns de óbitos na Bahia e em todo o país.
De acordo com o Portal da Transparência, no primeiro semestre de 2022, mais pessoas morreram de AVC ou de infarto, do que em decorrência da Covid-19. Foram 56.038 mortes por AVC, 52.426 por infarto e 48.763 por Covid-19.
Especialistas apontam para a necessidade de atenção para cuidados preventivos, além do atendimento médico imediato após o aparecimento dos primeiros sintomas.
Segundo o coordenador do departamento de Neurologia do Hospital Mater Dei Salvador, Ricardo Alvim, uma em cada seis ou oito pessoas terão um AVC durante a vida.
“Sempre que avaliamos um paciente é muito importante entender qual foi o último horário que ele foi visto bem. Do início dos sintomas até a chegada do paciente no hospital para fazer o tratamento trombolítico endovenoso, o mais indicado é uma janela de até 4h30. Por isso, é importante reconhecer rapidamente que é um AVC e levá-lo rapidamente para o hospital, para que este paciente possa ter a oportunidade de receber o tratamento correto”, afirma Ricardo Alvim.
Dentre os principais sintomas que indicam um AVC, estão: mudanças bruscas no estado neurológico, confusão mental, alteração da fala, alteração do equilíbrio, dificuldade de mexer braços ou pernas, formigamento na face, braço ou perna e dor de cabeça súbita e forte.
Dentre as principais sequelas, estão a perda de memória (definitiva ou não), dificuldade em falar, comer, de engolir a própria saliva, paralisia facial, desequilíbrio e sequelas motoras. Essas consequências também podem ser reduzidas através de um atendimento imediato. “A cada 30 minutos de atraso no tratamento do paciente com AVC isquêmico, perdemos 10% de chance dele se recuperar. Quanto mais rápido conseguirmos iniciar o tratamento, mais chances temos de salvar os neurônios que estão em sofrimento”, alerta o especialista.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, aproximadamente 70% das pessoas não retornam ao trabalho após um AVC, devido às suas sequelas, e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia.
O infarto agudo do miocárdio, o ataque cardíaco, também é uma doença que vem chamando a atenção pela letalidade. Ele ocorre com a obstrução de artérias coronárias, culminando na falta de oxigenação e na morte celular.
Segundo o coordenador do departamento de cardiologia do Hospital Mater Dei Salvador, Nilvaldo Filgueiras, a abordagem rápida de tratamento se faz necessária para evitar a morte do paciente. Segundo as diretrizes internacionais, entre a chegada do paciente no pronto-socorro e a realização do cateterismo de emergência, deve levar no máximo 60 minutos. Por isso, Filgueiras destaca a necessidade de se identificar, com urgência, que se trata de um ataque cardíaco.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional