Hemoba funciona em horário especial durante o Carnaval
Hemocentro vai funcionar todos os dias, com exceção do domingo, para responder a demanda das unidades hospitalares da capital e RMS
A Hemoba vai funcionar em horário especial neste sábado (10) até a quarta-feira de cinzas (14), para ampliar a capacidade de assistência, e atender as principais demandas dos tipos sanguíneos A+, B+ e todas as tipagens negativas.
Segundo Luiz Catto, diretor-geral da Hemoba, apesar da demanda específica, a necessidade é constante para todos os tipos sanguíneos.
“Durante o Carnaval, a gente sai dos procedimentos hospitalares de rotina, e a quantidade maior de solicitação é para situações de urgência. Portanto, todos os tipos sanguíneos são importantes e fundamentais para salvar vidas. Então, a gente faz esse convite para que os doadores continuem vindo até o Hemoba, pois a gente precisa manter essa coleta durante todo esse período”, reforçou o médico hematologista.
O técnico de processos Edvaldo Gomes é doador desde 1997 e precisa fazer apenas três doações para completar sua meta de 100 doações. Para ele, a doação de sangue deve ser uma constante de solidariedade.
“É um período complicado, que a gente precisa ter esse cuidado de estar ajudando as pessoas. É um sentimento de Cristo mesmo, de ser irmão, e esse é o objetivo principal, de eu estar aqui hoje, abdicar um pouco do Carnaval, mas fazer com que o próximo esteja bem também”, partilhou sua motivação.
O diretor-geral da Hemoba ainda explicou que mesmo com a doação de sangue, as unidades estão sempre captando novos doadores de plaquetas, componente do sangue que ajuda no controle de sangramentos e fundamental na assistência às unidades de urgência e emergência.
“A gente precisa manter essa coleta durante todo o período, não só para as hemácias, mas também de plaquetas. Elas duram apenas cinco dias. Então, se a gente não tiver coleta no período do carnaval, não vai ter as plaquetas para oferecer aos pacientes”, detalhou.
O hemocentro coordenador, localizado na avenida Vasco da Gama, em Salvador, e a unidade móvel de coleta (Hemóvel), instalada no Supermercado Assaí, em Lauro de Freitas, vão funcionar todos os dias, com exceção do domingo, para responder a demanda das unidades hospitalares da capital e da Região Metropolitana de Salvador.
Na Vasco, o funcionamento será sábado, segunda e terça-feira, das 7h às 16h30; e quarta-feira (14), das 8h às 18h30. Em Lauro, o Hemóvel funciona no sábado e na quarta-feira, das 8h às 16h, e na segunda e terça-feira, das 8h às 15h30.
Os postos do Hospital Roberto Santos e do Hospital do Subúrbio retomam as atividades na quarta-feira de cinzas (14), das 8h30 às 17h. As unidades dos hospitais Ana Nery e Santo Antônio (OSID) estarão fechadas durante o período.
Coleta no interior
A Hemoba conta com 21 unidades no interior do estado que vão funcionar no horário habitual durante o Carnaval. Na segunda-feira (12), alguns postos, como os de Alagoinhas, Brumado, Eunápolis, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Valença estarão fechados.
Critérios para doação
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal e idosos acima de 60 anos só podem doar se já forem doadores ou tiverem doado sangue alguma vez.
O voluntário também precisa estar alimentado, ter dormido no mínimo seis horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e, se fumante, estar há pelo menos duas horas sem fumar. Também não é recomendada a ingestão de alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. Na ocasião da doação, estando dentro dos critérios exigidos, basta apresentar documento oficial com foto e realizar a triagem para avaliação das condições de saúde para realização do procedimento.
Leia também:
Hidrate-se: Carnaval é tempo de autocuidado para os excessos não prejudicarem a saúde
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional