Governo requisita todo o estoque de medicamentos usados para intubar pacientes
Hospitais públicos e particulares de São Paulo temem ficar sem os insumos nos próximos dias
Com a alta demanda de internações de pacientes de Covid em UTIs de hospitais, o uso de sedativos e bloqueadores neuromusculares, necessários para intubação, estão em falta no mercado. Diante disso, o Ministério da Saúde requisitou todo o estoque das fabricantes dos medicamentos.
O laboratório Cristália, revelou em nota enviada à CNN Brasil, que ele e mais outros fabricantes receberam do Ministério da Saúde uma requisição administrativa pelos medicamentos.
“Os produtos são Cisatracúrio, Rocurônio, Atracúrio e Midazolam. Tanto os IFAs [Insumos Farmacêuticos Ativos] quanto os medicamentos finais são produzidos no Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico e de Biotecnologia do Cristália instalado em Itapira, no interior de SP”.
Fornecedora de 24 dos 30 produtos usados no tratamento da doença em âmbito hospitalar, a empresa diz que quadruplicou a produção para manter o fornecimento à rede de atendimento composta por mais de quatro mil hospitais públicos e privados. E confirmou que a demanda gerada pela pandemia já afeta toda a cadeia farmacêutica.
Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, afirmou que, desde o ano passado, alerta o Ministério da Saúde para a possível falta de medicamentos para a intubação de pacientes graves do novo coronavírus.
“Em julho e agosto já teve esse problema. Então nós fizemos o comunicado, no ano passado. Agora, com a situação de Manaus, nós reforçamos o pedido por uma coordenação nacional. E mais recentemente, há cerca de dez dias, nós mandamos um documento mais dramático, falando que se não houver uma medida do governo nós vamos ter perdas de vidas.”, explicou.
Donizette disse ainda que as gestões já estão trabalhando com uma rede de municípios que ainda possuem mais bloqueadores neuromusculares em estoque, para poderem socorrer outras cidades em situação crítica e podem ficar sem nada ainda, neste final de semana.
Em alguns hospitais particulares da capital paulista, a possível falta de insumos para intubação também preocupa. Na tarde de sexta-feira (19), funcionários de um hospital, na Zona Sul de São Paulo, receberam o alerta para racionalizar ao máximo os sedativos, segundo conta um médico intensivista que pediu para ter a sua identidade preservada.
“Está faltando porque não tem no mercado. A demanda está alta demais. No meu hospital, só tem pra mais seis dias. Está um desespero”, lamentou. Ele explicou ainda que, sem o bloqueador neuromuscular, a intubação para o tratamento da Covid-19 não é eficiente.
Em nota, o Ministério da Saúde explicou que, desde setembro de 2020, monitora medicamentos de intubação auxiliando estados e municípios a repor estoques e que a ação é ação de monitoramento do Consumo Médio Mensal é realizada pela pasta, em parceria com Conass, Conasems e Anvisa.
“Os dados recebidos de consumo médio mensal do Conass e Conasems são enviados para as indústrias com intuito de equalizar os estoques. As informações de produção e localização dos distribuidores são enviadas semanalmente às secretarias estaduais de saúde para facilitar a aquisição dos medicamentos”, diz a nota.
O Ministério esclarece que essa ação evita que haja desabastecimento de medicamentos e que, a partir dos dados enviados pelos órgãos, a pasta realiza a distribuição para os estados com base em critérios como curva epidemiológica, cobertura menor que 15 dias, ausência de similaridade nos estoques, quantitativo de leitos, entre outros.
“A pasta já distribuiu mais de 6,1 milhões de medicamentos de intubação orotraqueal para todos os estados e Distrito Federal desde junho de 2020, conforme dados disponíveis no painel de medicamentos hospitalares na plataforma LocalizaSUS.”, diz a nota.
* Com informações da CNN Brasil.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional