Febre na pandemia, uso excessivo de fones de ouvido pode gerar problemas

Especialistas recomendam limitar o tempo a 60 minutos por dia, e com volume inferior a 60% da capacidade do som do aparelho


Vixe d-flex me-2
Ana Paula Ramos 05/09/2020 07:00 Saúde

Com o isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, cresce a utilização de fones de ouvido para conferências, reuniões virtuais, lives, vídeos em família ou simplesmente para ouvir música. Mas é bom ficar atento: o uso excessivo do acessório para qualquer atividade pode causar danos à audição e desenvolver problemas emocionais como a ansiedade e o aumento de estresse. A recomendação de especialistas é limitar o tempo a 60 minutos por dia, no máximo, e com volume inferior a 60% da capacidade do som do aparelho. 

A depender do tempo de exposição e da intensidade, o fone de ouvido pode causar danos irreversíveis à audição. De acordo com fonoaudiólogos, isso acontece porque o som alto mata as células ciliadas, que não são regeneradas pelo organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, a constante exposição a ruídos com frequência superior a 85 decibéis (dB) pode gerar prejuízos. 

Para a fonoaudióloga Raquel Jefoni, do Multicentro Carlos Gomes, o uso inadequado pode ser danoso. “Ele (o fone) não é vilão, se for bem utilizado. Dois pontos importantes que devem ser avaliados são o tempo de uso e o volume do som. Se estiver a uma altura de 80 decibéis, o ideal é no máximo 45 minutos”, frisa. 

Raquel lembra ainda que, ao utilizar o acessório, o ideal é sempre colocar os dois fones, e nunca apenas um. “Inserindo apenas um, seu outro ouvido absorve barulhos externos e você tende a aumentar mais o volume”, explica. A especialista acrescenta que o recomendado para utilização do equipamento é sempre buscar um ambiente bastante silencioso para que não haja necessidade de aumentar o volume. 

 

Sinal de alerta

Outra recomendação da médica é ficar atento se alguém no ambiente está conseguindo ouvir o som do fone de ouvido. Caso aconteça, é um sinal de que o volume já está em um nível prejudicial à saúde auditiva. “Vale lembrar que para perda de audição não existe remédio, não tem mais como recuperar. Além dela, ainda existem os zumbidos e as questões emocionais como aumento da ansiedade e do grau de estresse”, diz. 

A higiene do aparelho também é essencial para a saúde auditiva do usuário. “O que pode ser feito é pegar uma escova de dente nova e passar para tirar a sujeira e em seguida usar um cotonete com álcool na parte auricular e também no fio”, recomenda Raquel. Para fones que têm espuma, a orientação da especialista é a retirada para a higienização com água e sabão.

Ela lembra ainda que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 50% da população entre 12 e 35 anos, que moram em países de média ou baixa renda, escutam música em uma intensidade prejudicial à audição.   

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional