Febre na pandemia, uso excessivo de fones de ouvido pode gerar problemas
Especialistas recomendam limitar o tempo a 60 minutos por dia, e com volume inferior a 60% da capacidade do som do aparelho
Com o isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, cresce a utilização de fones de ouvido para conferências, reuniões virtuais, lives, vídeos em família ou simplesmente para ouvir música. Mas é bom ficar atento: o uso excessivo do acessório para qualquer atividade pode causar danos à audição e desenvolver problemas emocionais como a ansiedade e o aumento de estresse. A recomendação de especialistas é limitar o tempo a 60 minutos por dia, no máximo, e com volume inferior a 60% da capacidade do som do aparelho.
A depender do tempo de exposição e da intensidade, o fone de ouvido pode causar danos irreversíveis à audição. De acordo com fonoaudiólogos, isso acontece porque o som alto mata as células ciliadas, que não são regeneradas pelo organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, a constante exposição a ruídos com frequência superior a 85 decibéis (dB) pode gerar prejuízos.
Para a fonoaudióloga Raquel Jefoni, do Multicentro Carlos Gomes, o uso inadequado pode ser danoso. “Ele (o fone) não é vilão, se for bem utilizado. Dois pontos importantes que devem ser avaliados são o tempo de uso e o volume do som. Se estiver a uma altura de 80 decibéis, o ideal é no máximo 45 minutos”, frisa.
Raquel lembra ainda que, ao utilizar o acessório, o ideal é sempre colocar os dois fones, e nunca apenas um. “Inserindo apenas um, seu outro ouvido absorve barulhos externos e você tende a aumentar mais o volume”, explica. A especialista acrescenta que o recomendado para utilização do equipamento é sempre buscar um ambiente bastante silencioso para que não haja necessidade de aumentar o volume.
Sinal de alerta
Outra recomendação da médica é ficar atento se alguém no ambiente está conseguindo ouvir o som do fone de ouvido. Caso aconteça, é um sinal de que o volume já está em um nível prejudicial à saúde auditiva. “Vale lembrar que para perda de audição não existe remédio, não tem mais como recuperar. Além dela, ainda existem os zumbidos e as questões emocionais como aumento da ansiedade e do grau de estresse”, diz.
A higiene do aparelho também é essencial para a saúde auditiva do usuário. “O que pode ser feito é pegar uma escova de dente nova e passar para tirar a sujeira e em seguida usar um cotonete com álcool na parte auricular e também no fio”, recomenda Raquel. Para fones que têm espuma, a orientação da especialista é a retirada para a higienização com água e sabão.
Ela lembra ainda que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 50% da população entre 12 e 35 anos, que moram em países de média ou baixa renda, escutam música em uma intensidade prejudicial à audição.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional