Estresse pós-pandemia pode influenciar no surgimento de doenças autoimunes
Saúde mental afetada pela pandemia pode aumentar o desenvolvimento de enfermidades
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou 25%. Uma das principais explicações para esse aumento é o estresse sem precedentes causado pelo isolamento social decorrente da pandemia.
A reação fisiológica ao estresse psicológico pode contribuir para o desenvolvimento de diversas alterações no organismo, como; problemas no sono, aumento do risco cardiovascular, provocar depressão e ansiedade, alterar o desempenho cognitivo e provocar diversos sintomas, como dores pelo corpo.
Além disso, um estudo realizado na Suécia, publicado no JAMA em 2018, sugeriu uma associação entre estresse e aumento do risco de desenvolvimento de doenças autoimunes. Isso corrobora a teoria de que estresse pode causar alterações no sistema imunológico, apoiando um modelo biopsicossocial da etiologia da doença autoimune.
“As doenças reumáticas autoimunes podem comprometer de forma sistêmica o corpo humano, causando alterações em diversos órgãos, com sintomas clínicos diversos, porém uma das queixas mais comuns são dores articulares”, explica a reumatologista do Itaigara Memorial Hospital Dia, Dra. Carla Baleeiro. As condições autoimunes inflamatórias afetam uma importante parte da população, dentre elas podemos destacar a artrite reumatoide, o lúpus eritematoso sistêmico e as espondiloartrites (ex: espondilite anquilosante, artrite psoriásica e artrite enteropática).
Segundo Cérebro
Assim como o cérebro, o intestino é um órgão sensorial responsável por detectar, retransmitir e responder aos sinais do ambiente interno e externo. A conversa cruzada entre o intestino e o cérebro regula as respostas inflamatórias e a homeostase (manutenção do equilíbrio fisiológico do organismo). Quando desregulada, a inflamação direcionada contra micróbios no intestino pode levar ao surgimento de doenças inflamatórias intestinais (DII) como, por exemplo, a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn.
Embora apresentem sintomas bem semelhantes, como dor abdominal, diarreia, perda de peso, fadiga, anemia ou intolerâncias alimentares, elas são doenças distintas. “Ambas as patologias são desencadeadas por uma reação do sistema imunológico do paciente que age contra o intestino causando uma inflamação”, explica o gastroenterologista e coordenador científico do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Dr. Rodrigo Felipe.
Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, a doença de Crohn atinge mais de 50% dos pacientes com DII. Ela é caracterizada pela inflamação de toda a parede intestinal, podendo afetar desde o começo do órgão até o ânus. Já a retocolite ulcerativa, também é uma inflamação, mas afeta somente o intestino grosso.
“Os sintomas das doenças inflamatórias intestinais podem passar despercebidos por muito tempo. Isso porque é comum quando uma refeição não cai bem ir ao banheiro mais de uma vez ao dia ou ter uma diarréia. Na maioria dos casos, a pessoa acha que seja algum alimento o responsável pelos sintomas constantes, ou até mesmo algum problema relacionado à lactose ou glúten”, alerta a gastroenterologista do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Dra. Flora Fortes.
A escolha do tratamento dependerá da gravidade e do estágio em que a doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa se encontram. Mas para um tratamento de excelência, é preciso que, além do gastroenterologista, também estejam envolvidos outros profissionais como o coloproctologista, nutricionistas e até psicólogos e dermatologistas.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional