“Estamos no limite, mas precisamos entender que o momento é de sacrifício”, diz professora Cristiane Chaves
Docente contou ao Portal M! sua rotina para proteger a mãe de 91 anos, portadora de Alzheimer, que já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19
A pandemia da Covid-19 também virou fonte de preocupação para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer, exigindo atenção redobrada.
Em geral, os idosos e pessoas com comorbidades estão no grupo de maior risco para a Covid. No caso dos portadores de Alzheimer, além dos problemas típicos da doença, o isolamento social pode gerar mudanças comportamentais. Para complicar ainda mais, uma eventual necessidade de hospitalização aumenta o risco de contaminação pelo coronavírus.
Todo carinho e cuidado foram redobrados na família de D. Maria da Glória Carmo Silva, 91 anos, portadora do Mal de Alzheimer há dez. Moradora do bairro do Rio Vermelho, a idosa tem como vizinha de porta sua filha mais velha, a professora Cristiane Chaves, 55 anos.
Nesse período de um ano de pandemia, D. Glória não teve noção dos riscos da contaminação nem consciência do número superlativo de casos e mortes causadas pela doença no planeta. Cristiane disse ao Portal M! que a mãe estranhou o fato de as três cuidadoras e sua filha estarem utilizando máscaras.
“Com Alzheimer há mais de dez anos, ela não tem noção. Certamente ela estranhou porque eu e as três cuidadoras passamos a usar máscaras. Mas ela não tem noção alguma da situação”, afirmou.
Cristiane comemora a chegada da vacina por sua importância para reduzir drasticamente as formas mais graves da doença.
“Foi um alívio. Minha filha é formada em Biomedicina e o tempo todo ela alertava que, se a Anvisa liberasse a vacina, teria que vacinar. É importante, independente da eficácia, porque vai reduzir a gravidade e os riscos que a doença traz. Se não evitados, pelo menos reduzidos”, pontuou.
Cristiane afirmou ainda que ela e o irmão, Everaldo Chaves Júnior, estavam ansiosos.
“Estávamos ansiosos com a expectativa da chegada da vacina. E sabemos que depois de vacinados ainda leva um tempo para fazer efeito no organismo. Então, vamos continuar utilizando as máscaras, o álcool e lavando as mãos para matar o vírus”, ressaltou.
Apesar de imunizada com as duas doses, D. Glória não terá sua rotina alterada e todo o protocolo de higiene e proteção à vida será mantido.
“Vamos continuar com as medidas de proteção. As meninas, quando chegam em casa, tomam banho, trocam toda a roupa e a máscara”, afirmou ao M!
Cristiane ressaltou ainda que uma das cuidadoras de D. Glória foi contaminada pelo vírus e que os órgãos de saúde deram toda a assistência necessária à idosa.
“Nós acionamos a prefeitura e o governo, e os atendentes foram excepcionais e maravilhosos na explicação, para que, já que minha mãe tem Alzheimer, ficássemos atentos aos sinais, porque ela não sabe dizer que está com dor ou com falta de ar”, explicou.
Questionada sobre o processo de execução do Plano Nacional de Imunização (PNI), Cristiane agradeceu pelo atendimento recebido nas duas oportunidades, quando levou D. Glória para receber as doses da vacina.
“Foi no drive. A primeira dose foi no Centro de Convenções, e a segunda no PAF da ondina. O pessoal do atendimento foi muito delicado, carinhoso, atencioso e eu só tenho muito a agradecer. Foi muito rápido e sem filas. Na primeira vez, entramos na fila para médicos, mas a atendente nos orientou e não demorou””, contou.
Por fim, a professora fez um apelo para que as pessoas respeitem o isolamento e entendam o momento de sacrifício para evitar a disseminação da doença.
“Espero que as pessoas entendam que todas as vidas são importantes. Enquanto há vida, há esperança e nós precisamos fazer a nossa parte. Tomar a vacina, usar a máscara, o álcool em gel, lavar as mãos, ter cuidado com as aglomerações e ter mais paciência. Estamos no limite, mas precisamos entender que o momento é de sacrifício e de ter cuidado com as outras pessoas. E ter esperança [de] que vamos sair dessa”, afirmou.
“Como professora, quero pedir também aos pais que lutem para que os professores tomem as vacinas, antes de pedirem o retornos das aulas”, finalizou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional