Estações mais quentes podem aumentar incômodo de quem já tem hiperidrose
O problema pode se apresentar de duas formas: primária (focal) ou secundária (generalizada)
Com a proximidade das estações mais quentes, o incômodo de quem tem hiperidrose pode aumentar. A condição, que também é classificada como sudorese excessiva, ocorre porque as glândulas sudoríparas dos pacientes são hiperfuncionantes, o que pode afetar todos os aspectos da vida de uma pessoa, desde a escolha da carreira e atividades recreativas até relacionamentos, bem-estar emocional e autoimagem.
Segundo o médico especialista da Clínica de Tratamento do Suor (CTS), Sandro Fabricio Oliveira, a hiperidrose pode decorrer por diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças, com diferentes regiões do corpo podendo ser acometidas, como axilas, palmas das mãos, rosto, cabeça e plantas dos pés.
De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Ipsos em 2013, aproximadamente 10% da população brasileira sofre de hiperidrose. Em geral, o problema pode se apresentar de duas formas: primária (focal) ou secundária (generalizada).
A primária pode aparecer na infância ou adolescência, geralmente, nas mãos, pés, axilas, cabeça ou rosto, e normalmente, há mais pessoas na mesma família com o problema. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse tipo afeta de 2% a 3% da população, no entanto, menos de 40% dos pacientes com essa condição consultam um médico.
Por outro lado, a Hiperidrose secundária, generalizada, é causada por uma condição médica, pelo efeito colateral de uma medicação. Nestes casos, as pessoas suam em todas as áreas do corpo ou em regiões incomuns, inclusive durante o sono. Em geral, ela surge na fase adulta, e existem dois testes para se descobrir a área específica da hiperidrose: o teste de amidoiodo e o do papel de teste.
O médico Rodrigo Maia, também especialista da CTS, explica que a condição é um distúrbio do sistema nervoso autônomo, que geralmente é sentido a partir da adolescência, e que prejudica a vida social de quem lida com o problema, sobretudo, por ser associado erroneamente com a falta de higiene.
“Os adolescentes com hiperidrose se sentem inseguros e incomodados, pois, nesta fase da vida, essas situações que podem afetar a autoconfiança e autoestima, fazendo com que se evitem contato físico. Em muitos casos, o suor nas axilas é taxado como problema de falta de higiene, fato que não possui relação com o paciente que sofre de hiperidrose”, explica o especialista.
Tratamento
Para quem sofre com o problema, entre as diversas opções de tratamento está a Simpatectomia, que busca solucionar a hiperidrose de forma minimamente invasiva, com segurança, cicatriz discreta e com rápido retorno às rotinas.
“Com este procedimento, se corta ou pinça o nervo que transmite o estímulo à glândula sudorípara, desligando o sinal que avisa ao corpo para suar excessivamente”, explica Dr. Marcelo Pato da Clínica de Tratamento do Suor.
Já para quem sofria com o problema, a exemplo de Diego Costa, que recorreu ao procedimento para recuperar sua qualidade de vida, o sentimento é de uma autoestima recuperada. “Eu sofria com sudorese excessiva nas mãos, pés e axilas. Mas agora, recuperei minha autoestima, até meus amigos comentam, que já posso voltar a apertar as mãos deles”, conta.
Outro intuito da CTS é o de gerar conhecimento científico para estudos da hiperidrose no Brasil, e de aprimorar os métodos clínicos e cirúrgicos que visem a melhoria e bem-estar dos pacientes.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional