Especialistas alertam para cuidados especiais com a voz e a audição no Verão e no Carnaval
Dica principal é não exagerar nos esforços vocais e não ficar exposto de forma prolongada ao som dos trios elétricos
A grande euforia que moradores e turistas vivenciam no Verão também exige cuidados especiais com o corpo, pois a maratona de ensaios e festas que culminam no Carnaval pode prejudicar órgãos fundamentais para a qualidade de vida: a laringe e os ouvidos.
De acordo com a fonoaudióloga clínica Carolina Pamponet, a saúde vocal é importantíssima para todos e principalmente para quem utiliza a voz profissionalmente, como cantores, atores, professores, jornalistas, locutores, atendentes de telemarketing, políticos, advogados, vendedores, palestrantes, empresários, pastores e sacerdotes, por exemplo.
“Por ser um dos mais importantes atributos para o desenvolvimento profissional, é preciso dedicar cuidados especiais com a voz, fazendo uso de ações preventivas e procurar um especialista, se aparecerem sinais de rouquidão e pigarro”, explica a fonoaudióloga.
Especialista no assunto e com atuação junto a cantores de alta performance vocal há 20 anos, a fonoaudióloga, apresenta uma série de dicas para proteger a laringe. Entre as principais recomendações estão fazer uma boa hidratação com água em pequenos goles ao longo do dia; falar em tom moderado e confortável e o mais próximo ao ouvinte para evitar competição sonora; evitar conversas em ambientes ruidosos e quadros gripais e, com isso, esforço vocal, sussurros e gritos; manter uma postura ereta, flexível e livre de tensões; usar roupas confortáveis que não comprimam o pescoço e o abdômen; evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas; manter-se distante de poeira, mofo, pelos de animais e odores fortes, bem como evitar o ventilador e o ar condicionado direcionado ao rosto; alimentar-se de forma leve e balanceada; praticar atividades físicas; e dormir uma quantidade de horas que seja suficiente para descansar todo o organismo.
Para aqueles que fazem uso profissional da voz, é importante ingerir uma maçã antes da atividade, pois a ação adstringente da fruta limpa o trato vocal e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras, realizar exercícios de aquecimento e desaquecimento, e fazer repouso oral, de cinco a dez minutos após a sua ocupação.
Outro órgão bastante demandado e que pede cuidados extras neste período é o ouvido, porque a exposição a níveis de pressão sonora elevados, nos profissionais da música e nas pessoas que ficam muito próximas a caixas de som super potentes dos trios elétricos e instrumentos de percussão, pode causar perda auditiva induzida por ruído e futuramente até surdez. Para o otorrinolaringologista André Apenburg, é recomendável que cantores, músicos, foliões e cordeiros não permaneçam expostos diretamente às caixas de som; bem como reduzir o volume dos equipamentos sonoros nos ensaios e apresentações; utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) quando necessário; e evitar exposição extra ao ruído, como a utilização de fones de ouvido com volume alto.
De acordo com especialistas da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), os sons acima de 85 decibéis (ruído de liquidificador, por exemplo) por um período entre 06 e 08 horas ao dia podem provocar lesões irreversíveis na cóclea (órgão da audição). Para efeitos de comparação, quem brinca a 50 metros de um trio elétrico está exposto a um ruído de, no mínimo, 96 decibéis, e quem fica logo atrás dele recebe um barulho muito maior, em torno de 120 decibéis, que ocasiona lesão no ouvido interno de imediato.
“A grande intensidade de som pode ocasionar sensação de pressão, zumbido e dificuldades para ouvir, seja no próprio dia ou nos momentos posteriores à folia. Mesmo que esse desconforto desapareça após a exposição a sons elevados, os problemas de audição tendem a aparecer com o passar do tempo, pois as lesões são irreversíveis, já que o organismo não consegue produzir novas células auditivas saudáveis”, explica o especialista.
“Seja folião ou artista, a recomendação é manter uma distância mínima de 10 metros da fonte do barulho, além de fazer uso de protetores auriculares, que diminuem o som que entra pelos ouvidos em até 25 decibéis e permitem que se escute a música e o batuque em um volume aceitável para os ouvidos”, explica o médico especialista em patologias dos ouvidos Edson Bastos. “Caso os sintomas permaneçam, é necessário procurar o mais breve possível um otorrinolaringologista para realizar a avaliação do dano”, explica o otorrinolaringologista.
Leia também:
Ministra da Saúde sinaliza ampliação da vacina da dengue, mas nega epidemia em nível nacional
Casos de dengue têm redução de 35% na Bahia, mas risco de contaminação pode aumentar no verão
Nova variante da Covid-19 é identificada em Salvador e outras 16 cidades da Bahia; confira
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional