Especialista fala sobre o uso da PNL para mudar crenças limitantes e alcançar objetivos
Rodrigo Muccini fala como a ferramenta ajuda a superar o medo de falar em público, término de um relacionamento ou trauma
A Programação Neurolinguística (PNL) tem se tornado tornado um caminho alternativo para ajudar as pessoas em diferentes áreas da vida: profissional, pessoal ou afetiva. A grosso modo, a ferramenta busca realizar uma programação mental para condicionar o ser humano a melhorar certos comportamentos.
“A PNL ensina você a identificar quais são os seus bloqueadores, entender como eliminá-los e se prevenir para que, da próxima vez que ele aparecer, você consiga lidar com ele de uma forma melhor”, explicou o psicólogo e life trainer em PNL, Rodrigo Muccini durante o programa Nova Manhã Salvador, da Rádio Nova Brasil FM, em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.
Durante o papo, o especialista explicou do que se trata a técnica e de como ela pode auxiliar na superação de barreiras, na conquista de objetivos e, consequentemente, na melhoria de qualidade de vida.
“A PNL trabalha com a programação mental do que nos leva a determinados tipos de comportamentos. Em algum momento pode ter sido gerado um trauma de forma consciente ou não, que girou alguma chavezinha ‘lá dentro’ e fez com que a pessoa desenvolvesse algum processo de ansiedade, fobia ou sintoma. Com a PNL nós conseguimos entender o que está acontecendo e ressignificar isso […]
Dentre os exemplos dados sobre o medo, Rodrigo Muccini citou aqueles que possuem aversão à barata. Segundo ele, essa pessoa não pensa no animal como algo pequeno e inofensivo, mas sim como um monstro. Dessa forma, a PNL auxilia que esse individuo imagine algo diferente sobre a barata, perdendo assim, aos poucos, o medo que tem dela.
“Mudamos essa programação com técnicas muito rápidas e efetivas para que a pessoa tenha essa nova representação da realidade. Isso pode servir para o medo de falar em público, para superar um término de um relacionamento, ou para superar algum trauma que ela tenha do passado, algum abuso sexual ou moral que sofreu, dentre outros”, exemplificou.
O psicólogo explicou que tudo que os indivíduos fazem tem uma programação mental por trás. Por isso, eles costumam escovar os dentes ou se enxugar após o banho da mesma forma. Diante disso, os comportamentos são frutos de sentimentos, que são frutos dos pensamentos. Nessa estrutura, o que a pessoa pensa faz ela sentir e, por consequência, se comportar. Para o especialista, quando se entende esse mecanismo, é possível utilizar técnicas que modifiquem esses pensamentos, sentimentos e comportamentos.
“Eu vou dar um exemplo prático de alguém que tem que ir para a academia, mas não tem disposição para isso. O comportamento é ir para a academia. Por qual motivo ela tem o comportamento de não ir? Pois ela tem o sentimento de preguiça, por exemplo. Isso acontece pois quando ela pensa na academia, vem uma imagem negativa, de que não é algo prazeroso. A partir do momento que nós entendemos essa estrutura, essa programação que está rodando dentro dela, fazemos com que ela pense na academia como algo positivo. Que venham sentimentos positivos como o de disposição. Consequentemente o comportamento será também positivo, de trocar de roupa e ir para a academia”, contou.
Rodrigo Muccini falou também sobre as crenças positivas e negativas e de como elas se formam desde a infância. Por isso, é preciso se ter cuidado ao reforçar ideias para crianças, pois destacando coisas negativas sobre elas, possivelmente isso formará a ideia que tem sobre si mesma. Do mesmo jeito, fortalecer crenças positivas sobre ela é benéfico para que se sinta confiante nesses aspectos.
O psicólogo explicou como as crenças negativas funcionam na mente e, por consequência, no comportamento do indivíduo. “Se a pessoa vai se apresentar em público, mas tem medo disso, por exemplo, ela vai fazer um diálogo interno, uma conversa com ela mesma, só reforçando crenças limitantes, do que ela acredita sobre ela e do que disseram para ela ao longo da vida. Isso faz com que ela se sinta ansiosa e não fale com o público. A partir do momento que você entende isso e ressignifica esse diálogo interno, muda os seus comportamentos”, contou.
O especialista irá ministrar um curso de Programação Neurolinguística neste final de semana, dias 21 e 22 de janeiro (sábado e domingo), no Hotel Mercure, na Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho. Será uma imersão no autoconhecimento, a partir de uma linguagem prática e didática, das 9h às 20h.
Assista a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional