Especialista alerta para riscos na saúde mental do trabalhador
Cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros são atingidos com a Síndrome de Burnout
Cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros são atingidos com a Síndrome de Burnout ou Boreout, aponta um levantamento da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse no Brasil (Isma-BR). Especialistas alertam para o esgotamento ligado ao trabalho, que pode atingir não só funcionários com jornada excessiva, como também, aqueles que enfrentam tédio permanente no emprego.
Conforme explica o psiquiatra e membro da Associação Baiana de Psiquiatria, Dr. Rogerio Jesus, as duas síndromes se diferem e enquanto uma revela o excesso de trabalho, a outra abrange a falta dele.
“Nós temos o burnout que é o esgotamento físico e mental desencadeado pelo excesso de trabalho com sintomas de baixa autoestima, sensação de incompetência, irritabilidade, problemas de foco, concentração, memória, alterações de sono, de humor, dores generalizadas e mudanças no apetite e até no sistema gastrointestinal. E temos ainda, boreout que é aquela falta de motivação relacionada ao trabalho quando o colaborador não se sente estimulado, vive na zona de conforto, não é desafiado a crescer e ainda, não recebe o reconhecimento da sua entrega. Não é um esgotamento, mas um cenário de tédio, procrastinação recorrente e infelicidade no emprego, com sentimentos de inutilidade e desmotivação que pode desencadear doenças como a ansiedade, ressaltou.
Conforme o especialista, embora não seja do mesmo nível do burnout, o boreout também pode ter efeitos fortes na saúde e no desenvolvimento profissional, ocasionando, no trabalhador, apatia e desinteresse nas atividades, sentimento de angústia com o decorrer do tempo vago, aumento das faltas no trabalho, insatisfação e falta de identificação com o cargo, ansiedade e outras questões. “Há uma decepção quando uma empresa oferta certas condições de trabalho e não cumpre a promessa. Assim, o colaborador não realiza as funções que esperava. Além disso, este se vê preso em um lugar que não o valoriza e às vezes, sem chances para trocar de emprego,” pontuou o médico.
Devido aos elevados índices de trabalhadores com problemas de saúde mental ocasionados no trabalho, desde 1º de janeiro deste ano, a síndrome de burnout passou a ser considerada uma condição ocupacional e foi incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) pela Organização Mundial da Saúde, assegurando ao trabalhador assistência . “Com essa decisão, a partir do momento que um trabalhador for diagnosticado com a síndrome, ele terá os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários assegurados àqueles com as demais enfermidades relacionadas ao emprego”, salientou.
O especialista alerta que a síndrome de burnout pode ser provocada pelo excesso de trabalho, por alta taxa de cobrança sem fornecimento de ferramentas e condições adequadas para que o colaborador desempenhe suas funções, por pressões psicológicas e por ausência de reconhecimento pelo que foi realizado, e destaca o que pode ser feito para que o trabalhador não seja afetado.
O médico orienta que em casos de suspeita de burnout ou boreout, o funcionário deve ser acolhido e encaminhado a um psicólogo e psiquiatra para avaliar a situação e propor um tratamento.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional