Especialista alerta para riscos na saúde mental do trabalhador

Cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros são atingidos com a Síndrome de Burnout


Vixe d-flex me-2
redacao 17/05/2022 12:49 Saúde

Cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros são atingidos com a Síndrome de Burnout ou Boreout, aponta um levantamento da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse no Brasil (Isma-BR). Especialistas alertam para o esgotamento ligado ao trabalho, que pode atingir não só funcionários com jornada excessiva, como também, aqueles que enfrentam tédio permanente no emprego.

Conforme explica o psiquiatra e membro da Associação Baiana de Psiquiatria, Dr. Rogerio Jesus, as duas síndromes se diferem e enquanto uma revela o excesso de trabalho, a outra abrange a falta dele. 

“Nós temos o burnout que é o esgotamento físico e mental desencadeado pelo excesso de trabalho com sintomas  de baixa autoestima, sensação de incompetência, irritabilidade, problemas de foco, concentração, memória, alterações de sono, de humor, dores generalizadas e mudanças no apetite e até no sistema gastrointestinal. E temos ainda, boreout que é aquela falta de motivação relacionada ao trabalho quando o colaborador não se sente estimulado, vive na zona de conforto, não é desafiado a crescer e ainda, não recebe o reconhecimento da sua entrega. Não é um esgotamento, mas um cenário de tédio, procrastinação recorrente e infelicidade no emprego, com sentimentos de inutilidade e desmotivação que pode desencadear doenças como a ansiedade, ressaltou.

Conforme o especialista, embora não seja do mesmo nível do burnout, o boreout também pode ter efeitos fortes na saúde e no desenvolvimento profissional, ocasionando, no trabalhador, apatia e desinteresse nas atividades, sentimento de angústia com o decorrer do tempo vago, aumento das faltas no trabalho, insatisfação e falta de identificação com o cargo, ansiedade e outras questões. “Há uma decepção quando uma empresa oferta certas condições de trabalho e não cumpre a promessa. Assim, o colaborador não realiza as funções que esperava. Além disso, este se vê preso em um lugar que não o valoriza e às vezes, sem chances para trocar de emprego,” pontuou o médico. 

Devido aos elevados índices de trabalhadores com problemas de saúde mental ocasionados no trabalho, desde 1º de janeiro deste ano, a síndrome de burnout passou a ser considerada uma condição ocupacional e foi incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) pela Organização Mundial da Saúde, assegurando ao trabalhador assistência . “Com essa decisão, a partir do momento que um trabalhador for diagnosticado com a síndrome, ele terá os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários assegurados àqueles com as demais enfermidades relacionadas ao emprego”, salientou. 

O especialista alerta que a síndrome de burnout pode ser provocada pelo excesso de trabalho, por alta taxa de cobrança sem fornecimento de ferramentas e condições adequadas para que o colaborador desempenhe suas funções, por pressões psicológicas e por ausência de reconhecimento pelo que foi realizado, e destaca o que pode ser feito para que o trabalhador não seja afetado.

O médico orienta que em casos de suspeita de burnout ou boreout, o funcionário deve ser acolhido e encaminhado a um psicólogo e psiquiatra para avaliar a situação e propor um tratamento.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional