Especialista alerta para risco de deixar tratamento do câncer de pele para depois da pandemia

Campanha Dezembro Laranja chama a atenção para os riscos do diagnóstico tardio do câncer que corresponde a 30% de todos os tumores malignos diagnosticados no país


Vixe d-flex me-2
redacao 20/12/2021 12:37 Saúde

Doença que corresponde a 30% de todos os tumores malígnos diagnosticados no país, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

A estimativa de novos casos, anualmente, no Brasil são 8.450, sendo 4.200 homens e 4.250 mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ela é mais frequente em pessoas brancas de cabelos e olhos claros, mas também acomete em menor proporção outras etnias.

Com o cenário de pandemia atualmente no Brasil, o país enfrenta uma série de dificuldades que deverão se estender pelos próximos anos diante da doença: diagnóstico tardio de novos casos, filas maiores para procedimentos como radioterapia e piores prognósticos para quem enfrenta o câncer. 

Isso porque, durante a pandemia, a superlotação dos hospitais levou pacientes a atrasar ou interromper o tratamento da doença.

Diagnóstico

Os cânceres de pele não melanoma apesar de malignos, são menos agressivos na maior parte dos casos, e fazendo uma cirurgia oncológica tem altas chances de cura.

Já o melanoma, apesar de menos frequente, é mais agressivo. Pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ocorre mais frequentemente nas palmas das mãos e planta dos pés. 

Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente. No entanto, se diagnosticado em fases mais avançadas requer tratamentos mais agressivos e tem maior taxa de mortalidade.

Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, explica o cirurgião oncológico André Bouzas, o câncer de pele é raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de algumas doenças cutâneas específicas que predispõe a formação dos cânceres de pele. 

“Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo. Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar deste câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas”.

Muita gente sabe que é preciso evitar a exposição solar em excesso, especialmente nos horários de pico, e que “a prevenção principal se dá por meio do uso de protetor solar com filtro (principalmente), bonés, chapéus e outros meios de impedir a incidência direta dos raios do sol sobre a pele, mas mesmo assim, muitos se descuidam, expondo-se ao sol sem proteção, em qualquer horário e por muito tempo”, frisou Bouzas que também é diretor do Núcleo de Cirurgia Oncológica do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR).

O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se detectado em sua fase inicial. 

“Nos últimos anos, houve grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor e à introdução dos novos medicamentos imunoterápicos”, ressalta Bouzas.

Tratamento

O tratamento do melanoma depende de uma série de características identificadas na biópsia, portanto essa deve ser realizada de forma adequada por um especialista e analisada por um patologista experiente na área. 

De acordo com o cirurgião oncológico, a cirurgia ainda é o tratamento mais indicado. “A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas dependendo do estágio do câncer. Quando há metástase (o câncer já se espalhou para outros órgãos), o melanoma, hoje, é tratado com novos medicamentos, que apresentam altas taxas de sucesso terapêutico”. 

A estratégia de tratamento para a doença avançada deve ter como objetivo postergar a evolução da doença, oferecendo chance de sobrevida mais longa a pacientes que anteriormente tinham um prognóstico bastante reservado. 

Para isso, é importante uma avaliação com oncologista que irá indicar o tratamento baseado em avaliação de mutações, como o BRAF por exemplo, decidindo pela droga mais efetiva para cada paciente. 

“No momento dispomos de um arsenal terapêutico muito amplo com terapias alvo e imunoterapias, uma revolução para o tratamento do melanoma nos últimos anos. Mas como sempre na oncologia, a personalização do tratamento é sempre a melhor opção”, concluiu André Bouzas.

Frente a uma suspeita de um câncer de pele, a recomendação é procurar um dermatologista, tomando os cuidados necessários para minimizar os riscos de contágio com o novo coronavírus. A demora na identificação da lesão e o tratamento tardio podem agravar o problema.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional