Dia Mundial do Transtorno Bipolar relembra a importância de cuidar das emoções
Especialista esclarece informações, como identificar os primeiros sinais da bipolaridade e tratamentos
Nesta quarta-feira (30), é o Dia Mundial do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). A data traz um alerta sobre a doença, que atinge 140 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data foi criada em homenagem ao aniversário do pintor Vincent Van Gogh, diagnosticado como possível portador do transtorno.
A bipolaridade, trata-se de uma doença mental crônica, caracterizada pela recorrência de episódios de mania ou hipomania e depressão, não tendo uma causa conhecida para a sua origem. Especialista alerta que o atraso do diagnóstico pode levar em média 10 anos, o que causa grandes deficiências, redução da expectativa de vida e altas taxas de mortalidade, mas caso seja descoberto previamente e tratado corretamente, a pessoa pode ter uma vida saudável e plena.
As manifestações clínicas do transtorno, normalmente aparecem no final da adolescência e início da fase adulta. Elas podem ser confundidas como algo normal do temperamento do indivíduo e, a partir de então, este comportamento passa a ser desassistido. Por isso, para identificar os primeiros sinais de alerta e procurar ajuda profissional, o psiquiatra, Lúcio Botelho, destaca alguns sintomas da mania ou hipomania e ressalta que estes sinais precisam estar presentes a maior parte dos dias e trazer prejuízos importantes para a pessoa.
“O aumento de energia, pensamento acelerado, fala rápida e incessante, pressão para falar, diminuição da necessidade de sono, ego insuflado e ideias de grandeza, impulsividade, gastos desnecessários e hipersexualidade, são algumas das características. A pessoa também pode apresentar alegre, jocoso, inconveniente, desinibido ou pode ser irritado, impaciente, intolerante e agressivo”, salienta o especialista da OMNI – Centro de Terapias Biológicas, em Salvador.
Lúcio Botelho é psiquiatra
Hoje, existem opções de tratamentos terapêuticos, que são direcionados conforme o grau e evolução do transtorno bipolar, podendo ser desde tratamento com fármacos (remédios), que contribuem tirar das crises e estabilizar o humor, por exemplo, como também os tratamentos psicoterapêuticos, a citar a terapia cognitivo-comportamental. O Dr. Lúcio explica que para os casos mais resistentes aos tratamentos convencionais, há um aparato terapêutico a partir da neuroestimulação, como a Eletroconvulsoterapia (ECT), a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr) e terapia com infusão de cetamina, que são seguros e contam com excelentes resultados.
“A ECT como representante da Neuroestimulação é um tratamento seguro, com mecanismos de ação complexos e é altamente eficaz na abordagem da depressão bipolar e unipolar. Para pacientes em mania “euforia”, a ECT está reservada para casos graves com agitação psicomotora, agressividade dirigida a si ou a terceiros, já que os medicamentos antimaníacos (é assim mesmo que se dominada o tratamento para fase de elevação patológica do humor, MANIA) tem eficácia próxima a da ECT” esclarece o especialista.
Ele ainda ressalta, que a Neuroestimulação com a ECT é tratamento de escolha para depressão grave, com sintomas psicóticos e/ou risco de suicídio. Ele afirma ser um tratamento eficaz, seguro e reconhecido na medicina psiquiátrica e aprovado pelo Conselho Federal de Medicina para uso no Brasil. “Me sinto um privilegiado por ter em mãos um arsenal terapêutico tão completo para ajudar aqueles em sofrimento. Na OMNI, o indivíduo é visto como um todo e não apenas como uma mente adoecida”, descreve o psiquiatra, Botelho.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional