Dia da Parteira: entenda como atuam as profissionais e por que a procura pelo serviço aumentou
Data nacional dedicada à atividade é celebrada nesta quinta-feira (20)
As parteiras são as responsáveis por possibilitar o parto em casa de forma segura seguindo todos os protocolos técnicos. O parto natural e humanizado tem sido a busca de muitas gestantes e, por isso, a procura por parteiras e doulas voltou a crescer. Embora seja a única alternativa em diversos municípios brasileiros, o parto normal em domicílio e auxiliado por uma parteira ainda é cercado por mitos e desinformação.
Nesta quinta-feira (20), Dia Nacional da Parteira Tradicional, o Portal M! conversou com a parteira, enfermeira obstetra e coordenadora do Coletivo SobreParto, Tanila Amorim Glaeser, para entender melhor sobre a função e o quão importante é para a vida da gestante e do bebê.
“É gratificante exercer este ofício e poder proporcionar às mulheres um parto humanizado para tirar esse estigma de se fazer apenas cesáreas. Lembrando que as parteiras não fazem parto. Esta função é da gestante, nós apenas prestamos uma assistência”, pontuou Tanila.
Segundo Tanila, apesar de algumas dificuldades enfrentadas com a rede particular de saúde, as parteiras conseguem desenvolver de forma plena o seu trabalho acompanhando a gestante desde o pré-natal até o puerpério, inclusive solicitando exames e fazendo ausculta fetal.
Em geral, a gestante que opta pelo parto domiciliar com parteiras também faz o acompanhamento com a profissional.
“Nós temos uma equipe de profissionais que vai até à casa da gestante e realiza o parto em qualquer cômodo que a mulher escolha. Além disso, levamos todo o nosso material, inclusive, deixamos uma médica de sobreaviso caso haja alguma intercorrência”, destacou Tanila.
Tanila Amorim Glaeser é parteira, enfermeira obstetra e coordenadora do Coletivo SobreParto
A doula é outra profissional importante no período gestacional. Elas prestam apoio à gestante de ordem emocional, física e informativa. É como atua Laili Flórez.
“É uma função muito antiga de mulheres que acompanhavam outras mulheres nesse período, especialmente durante o parto, mas que foi se perdendo com a institucionalização do nascimento e as mudanças na nossa sociedade”, conta Laili.
“Nosso trabalho na gestação inclui auxiliar na preparação para o parto e o puerpério, oferecer informações sobre fisiologia do parto e o cenário obstétrico local, ajudar na elaboração do plano de parto, apoiar a mulher ou o casal emocionalmente”, acrescenta.
Laila Flórez destaca ainda que o durante o parto há um suporte físico. “Nós oferecemos suporte físico através de métodos não farmacológicos para alívio da dor, cuidamos do ambiente e do emocional da parturiente e apoiamos a mulher nas suas escolhas para este momento”, pontua a doula.
Laili Flórez é doula e destaca toda assitência que as porfissionais prestam às gestantes; Créditos: Senhoritas Fotografia
Dados sobre partos
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 140 milhões de nascimentos acontecem todos os anos, a maioria sem complicações para mulheres e bebês. A organização considera como “razoável” o índice de 15% dos nascimentos por meio de cesárias. No Brasil, 55,6% do total de partos realizados anualmente são cirúrgicos.
Um dos objetivos da Agência Nacional de Saúde (ANS) é reduzir as altas taxas de cesarianas no país e também melhorar a experiência da maternidade para mães e bebês.
Segundo a ANS, o parto normal favorece o vínculo do bebê com a mãe, fortalece o sistema imunológico e melhora o ritmo cardíaco e o fluxo sanguíneo do bebê, além de favorecer o aleitamento e promover uma recuperação pós-parto mais rápida e menos dolorosa para a mãe.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional