Dezembro Laranja: especialista orienta sobre como se proteger e curtir o Sol com segurança

Dermatologista da Rede Mater Dei ensina como usar o protetor e aponta horários mais saudáveis para se expor aos raios solares


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 14/12/2022 23:30 Saúde

Verão à vista, idas ao clube, cachoeiras, piscina e horas de exposição ao Sol. Neste mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) faz a campanha Dezembro Laranja para divulgar informações de prevenção ao câncer de pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, ou cerca de 185 mil novos casos, anualmente. Este tipo de tumor apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente.

Uma das premissas básicas para evitar o câncer de pele é não se expor em demasia aos raios solares que apresentam risco para a saúde humana, e fugir do sol entre 10h e 14h.

“Usar sempre o protetor solar com fator de proteção (FPS) maior ou igual a 30 e usar, sempre que possível, roupas adequadas que cubram a pele, além de boné/chapéu se a exposição for prolongada”, orienta o médico coordenador da Dermatologia da Rede Mater Dei de Saúde, João Renato Vianna Gontijo, também professor de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O especialista ressalta que os números dos protetores solares indicam o nível de proteção do produto contra os raios ultravioletas. “Ele é calculado de acordo com o tempo que uma pessoa pode permanecer no Sol sem ficar vermelha (queimadura). E sua eficácia é testada por sociedades médicas e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explica.

Segundo o médico, não é recomendado o uso de protetor com fator menor que 30. “Vale lembrar que o produto deve ser aplicado mais de uma vez ao dia. Além disso, mesmo que a pessoa não esteja em momento de lazer no clube, praia ou cachoeira, o protetor solar deve ser aplicado sobre a pele exposta ao Sol diariamente – isso inclui rosto, mãos, colo, orelha e couro cabeludo”, ensina.

O câncer de pele afeta todos os indivíduos, independentemente da cor da pele –  brancos, pardos ou pretos. Pessoas que têm parentes que já tiveram câncer de pele, têm olhos ou pele clara, cabelos ruivos e se expõem ao Sol têm risco aumentado de desenvolver o câncer de pele.

Crianças e idosos devem ter cuidados a mais ao se exporem ao Sol, com uso de protetor solar e, se possível, com o uso de roupas com proteção solar, chapéus/bonés que protejam o rosto e ombros, além de muita hidratação com água, sucos, frutas, entre outros. “E também se protegerem, sempre que possível, em sombras e locais frescos”, complementa.

 

Câncer de pele

A radiação ultravioleta produzida pelo Sol gera mutações nas células da pele, que podem levar ao câncer. A exposição excessiva aos raios solares é o principal fator de risco para estes tumores, além do uso de câmara de bronzeamento, feridas ou queimaduras antigas, radiação, entre outros.

Segundo o médico João Renato, as lesões que apresentam crescimento, sangramento fácil, dor e que parecem feridas que não cicatrizam devem ser avaliadas pelo dermatologista.

“As lesões de pele que apresentam cor (pigmento) que são Assimétricas, têm Bordas irregulares, mais de uma Cor, Diâmetro maior que 6mm (regra do ABCD) e se modificaram ou cresceram também precisam ser avaliadas pelo seu médico dermatologista”, acrescenta.

Existem três tipos principais de câncer de pele: o carcinoma basocelular (CBC), carcinoma espinocelular (CEC) e melanoma. Se não diagnosticados e tratados corretamente os CEC e melanomas podem se desenvolver e gerar metástases  – acometimento de outro órgão.

“O diagnóstico deve ser realizado o mais cedo possível, através do exame médico de toda a pele e com o auxílio do dermatoscópio. As lesões suspeitas devem ser biopsiadas para confirmação do diagnóstico e, posteriormente, programado o tratamento cirúrgico ou com medicamentos em casos específicos”, explica Gontijo.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional