Daniel Cady fala do poder da alimentação na prevenção e luta contra o câncer 

Em fórum do Outubro Rosa, nutricionista deu dicas e explicou como a escolha dos alimentos pode interferir na prevenção e no processo curativo de doenças 


Vixe d-flex me-2
Ana Cristina 26/10/2022 14:18 Saúde

“O início do tratamento, a prevenção e a luta contra o câncer começam na cozinha”. Abordando a relação entre alimentação e saúde, o nutricionista Daniel Cady falou para pacientes, familiares, médicos, enfermeiros e demais profissionais da assistência multidisciplinar. Ele foi palestrante do Fórum Rosa: A Saúde da Mulher em Foco, realizado na noite desta terça-feira (25) como parte das atividades do Outubro Rosa da AMO. Reunindo especialistas de diversas áreas, o fórum teve transmissão ao vivo pelo Youtube e pode ser visto aqui

Na sequência da fala da colega Clara Dias, o nutricionista Daniel Cady destacou que, ao preparar as refeições, há a oportunidade de incorporar à dieta alimentos que vão fazer bem ou mal à saúde e que a “vida corrida” acaba contribuindo para as opções mais rápidas e menos saudáveis. “Descasque mais e desembale menos”, aconselhou o nutricionista, completando que não é necessário radicalismo, mas que é possível lançar mão de alternativas para aproximar a teoria da prática e promover saúde.

O poder de alimentos e bebidas que são objetos de estudo foi comentado por Cady, que citou benefícios da cúrcuma, alho, cebola, chá verde, pescados, brócolis, repolho, mel e chocolate, entre outros. O nutricionista deu dicas de combinações e temperos para o dia a dia e recomendou a substituição de frituras por grelhados, redução do açúcar e de alimentos processados e embutidos. Também referendou exercícios físicos, combate ao estresse e ao sedentarismo e redução de bebidas alcoólicas. 

Pandemia e novidades no tratamento

O Fórum Rosa foi mediado pelo mastologista Ezio Novais, um dos coordenadores da Mastologia da AMO. Ao abrir a atividade, relembrou o surgimento do Outubro Rosa, em 1991, nos Estados Unidos e a adesão do Brasil, a partir de 2002. “A informação é a arma mais importante no processo de prevenção e diagnóstico precoce”, diz Ezio Novais, que já presidiu a Sociedade Mundial de Mastologia. 

Os impactos da pandemia no diagnóstico precoce foram abordados pelo presidente da Regional Bahia da Sociedade Brasileira de Mastologia, Marcos Nolasco, que divide com Ezio Novais e coordenação da mastologia da AMO – integrante da Dasa juntamente com Image, Leme e Hospital da Bahia. “Em 2019, nas redes pública e privada, o Brasil fez mamografia em 12% das pacientes elegíveis, quando o ideal seria 70%. 2020 foi um ano quase sem mamografias preventivas e, em 2021, chegamos à metade dos números de 2019”, comparou, pontuando que as estimativas da Sociedade Brasileira de Mastologia indicam que 2022 alcançará o patamar de 2019.  

As radiologistas Cecília Gnoatto e Rafaela Argones falaram sobre políticas de rastreamento, recomendações do Colégio Brasileiro de Radiologia com relação a idade e frequência dos exames e indicação da ressonância magnética no diagnóstico. O oncogeneticista Henrique Galvão, gerente médico da Dasa Genômica, falou por videoconferência sobre indicações para o teste genético, que extrai informações do DNA de células saudáveis, e esclareceu sobre o teste genômico, que oferece informações detalhadas sobre o tipo do câncer e seu perfil de resposta aos tratamentos.  

O mastologista Sérgio Calmon abordou técnicas cirúrgicas para câncer de mama e avanços da oncoplastia. Quimioterapias menos agressivas, imunoterapia, redução de efeitos colaterais, melhor resposta do paciente aos tratamentos, promoção da qualidade de vida e importância do acolhimento por parte da equipe assistencial foram temas das oncologistas Mayana Lopes e Vanessa Dybal.

A recente publicação da revista americana Journal of the National Cancer Institute, que relaciona uso de produtos químicos para alisamento de cabelo a maior risco para câncer uterino, foi comentada pela oncologista Aknar Calabrich. O estudo observou 35 mil mulheres de 35 a 74 anos e fez o seguimento por 11 anos.

“Foi apontado um risco 2,5 vezes maior para mulheres que faziam quatro alisamentos por ano e um risco aumentado também para o uso esporádico”, diz, acrescentando que não está determinado que quem usa os produtos vai ter câncer, pois há outros fatores envolvidos, mas este é um sinal de alerta importante.  

 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional