Daniel Cady fala do poder da alimentação na prevenção e luta contra o câncer
Em fórum do Outubro Rosa, nutricionista deu dicas e explicou como a escolha dos alimentos pode interferir na prevenção e no processo curativo de doenças
“O início do tratamento, a prevenção e a luta contra o câncer começam na cozinha”. Abordando a relação entre alimentação e saúde, o nutricionista Daniel Cady falou para pacientes, familiares, médicos, enfermeiros e demais profissionais da assistência multidisciplinar. Ele foi palestrante do Fórum Rosa: A Saúde da Mulher em Foco, realizado na noite desta terça-feira (25) como parte das atividades do Outubro Rosa da AMO. Reunindo especialistas de diversas áreas, o fórum teve transmissão ao vivo pelo Youtube e pode ser visto aqui.
Na sequência da fala da colega Clara Dias, o nutricionista Daniel Cady destacou que, ao preparar as refeições, há a oportunidade de incorporar à dieta alimentos que vão fazer bem ou mal à saúde e que a “vida corrida” acaba contribuindo para as opções mais rápidas e menos saudáveis. “Descasque mais e desembale menos”, aconselhou o nutricionista, completando que não é necessário radicalismo, mas que é possível lançar mão de alternativas para aproximar a teoria da prática e promover saúde.
O poder de alimentos e bebidas que são objetos de estudo foi comentado por Cady, que citou benefícios da cúrcuma, alho, cebola, chá verde, pescados, brócolis, repolho, mel e chocolate, entre outros. O nutricionista deu dicas de combinações e temperos para o dia a dia e recomendou a substituição de frituras por grelhados, redução do açúcar e de alimentos processados e embutidos. Também referendou exercícios físicos, combate ao estresse e ao sedentarismo e redução de bebidas alcoólicas.
Pandemia e novidades no tratamento
O Fórum Rosa foi mediado pelo mastologista Ezio Novais, um dos coordenadores da Mastologia da AMO. Ao abrir a atividade, relembrou o surgimento do Outubro Rosa, em 1991, nos Estados Unidos e a adesão do Brasil, a partir de 2002. “A informação é a arma mais importante no processo de prevenção e diagnóstico precoce”, diz Ezio Novais, que já presidiu a Sociedade Mundial de Mastologia.
Os impactos da pandemia no diagnóstico precoce foram abordados pelo presidente da Regional Bahia da Sociedade Brasileira de Mastologia, Marcos Nolasco, que divide com Ezio Novais e coordenação da mastologia da AMO – integrante da Dasa juntamente com Image, Leme e Hospital da Bahia. “Em 2019, nas redes pública e privada, o Brasil fez mamografia em 12% das pacientes elegíveis, quando o ideal seria 70%. 2020 foi um ano quase sem mamografias preventivas e, em 2021, chegamos à metade dos números de 2019”, comparou, pontuando que as estimativas da Sociedade Brasileira de Mastologia indicam que 2022 alcançará o patamar de 2019.
As radiologistas Cecília Gnoatto e Rafaela Argones falaram sobre políticas de rastreamento, recomendações do Colégio Brasileiro de Radiologia com relação a idade e frequência dos exames e indicação da ressonância magnética no diagnóstico. O oncogeneticista Henrique Galvão, gerente médico da Dasa Genômica, falou por videoconferência sobre indicações para o teste genético, que extrai informações do DNA de células saudáveis, e esclareceu sobre o teste genômico, que oferece informações detalhadas sobre o tipo do câncer e seu perfil de resposta aos tratamentos.
O mastologista Sérgio Calmon abordou técnicas cirúrgicas para câncer de mama e avanços da oncoplastia. Quimioterapias menos agressivas, imunoterapia, redução de efeitos colaterais, melhor resposta do paciente aos tratamentos, promoção da qualidade de vida e importância do acolhimento por parte da equipe assistencial foram temas das oncologistas Mayana Lopes e Vanessa Dybal.
A recente publicação da revista americana Journal of the National Cancer Institute, que relaciona uso de produtos químicos para alisamento de cabelo a maior risco para câncer uterino, foi comentada pela oncologista Aknar Calabrich. O estudo observou 35 mil mulheres de 35 a 74 anos e fez o seguimento por 11 anos.
“Foi apontado um risco 2,5 vezes maior para mulheres que faziam quatro alisamentos por ano e um risco aumentado também para o uso esporádico”, diz, acrescentando que não está determinado que quem usa os produtos vai ter câncer, pois há outros fatores envolvidos, mas este é um sinal de alerta importante.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional