Com calor acima da média, médicas apontam medidas para garantir bem-estar em eventos

Segundo as especialistas, ações como a garantia de locais arejados e áreas de sombra são importantes para garantir o bem-estar do público


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 17/12/2023 10:00 Saúde

A morte de Ana Clara Benevides, durante o show da Taylor Swift, realizado no Rio de Janeiro, chamou a atenção para a importância da adoção de medidas durante os grandes eventos em meio ao calor elevado. Após o episódio, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) publicou uma portaria que obriga a distribuição gratuita de água em eventos em dias de calor, no entanto, médicas ouvidas pelo Portal M! alertam que ações como a garantia de locais arejados e com áreas de sombra são importantes para garantir o bem-estar do público.

Na avaliação da pneumologista do Instituto Cárdio Pulmonar da Bahia, Silvia Seligmann, a distribuição gratuita de água em eventos nos dias de calor é uma medida importante para prevenir os agravos causados pelas altas temperaturas, mas ela também defende a criação de estratégias de educação para a população.

“Só distribuir a água não vai garantir que ela seja consumida. Além da distribuição de água e de ações educativas para a população, é necessário garantir que os locais de eventos sejam arejados e se possível com áreas de sombra, que tenham vias de saída/evacuação acessíveis”, aponta Silvia, que também é professora auxiliar da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, além de médica Paliativista da Oncologia D’Or e do Hospital Aliança.

Já como forma de prevenir eventuais problemas de saúde associados ao calor, a principal recomendação da especialista é se hidratar bem. “Beber bastante água, mesmo que não esteja com sede. Além disso, usar protetor solar, roupas leves e claras e ficar atento a qualquer sinal de mal estar como tonturas, sensação de pele quente ou vermelha, boca seca, urina escura, visão turva, confusão mental ou desmaios”, orienta.

Conforme a pneumologista, a recomendação também é válida para os trabalhadores cuja função exige exposição ao sol. “São indicados equipamentos de proteção individual como roupas que cubram a pele, como calças e mangas longas, chapéus e óculos de proteção, além do protetor solar. E deve ser incentivado realizar pausas frequentes para hidratação e se refrescar”.

Respeito às normas de segurança

Já a dermatologista da Clínica Flore e do Centro Estadual de Oncologia (CICAN), Ana Carolina Mota Benevides, chamou atenção para a importância do poder público e órgãos de fiscalização, cumprirem as normas de segurança estabelecidas para a realização de eventos de grande porte, respeitando o número de pessoas esperado para o evento, adequação do local e atenta às temperaturas previstas no dia de sua realização. “Inclusive atuando na suspensão do evento, caso as condições climáticas sejam extremas”, pontuou.

Ela também elencou as precauções essenciais para prevenir problemas de saúde, como desidratação e insolação. Segundo a especialista, que é membro da Internacional Dermoscopy Society (IDS), é preciso usar roupas leves, filtros e acessórios com proteção solar e buscar sempre locais cobertos para se abrigar nos horários de sol mais forte.

“Lembrar que, no calor, perdemos mais água para o ambiente. Isso porque, o sol direto sobre a pele, intensifica essa perda ao prejudicar a barreira cutânea. Além disso, é importante a ingestão de alimentos leves, do aumento da ingestão de água e sucos, e evitar excesso de bebida alcoólica, fator que pode contribuir para a desidratação”.

Ainda segundo a dermatologista, a preocupação deve ser redobrada entre os grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças. “Sempre que possível, recomendo evitar permanência por tempo prolongado nesses ambientes. Idosos e crianças tem mais risco de desidratação. Os idosos naturalmente armazenam menos água no organismo e sentem menos sede. As crianças menores não bebem água por conta própria. Então é fundamental aumentar a oferta de líquidos para esses grupos”.

Principais riscos

A dermatologista ainda listou os principais riscos ao estar exposto em um ambiente de alta temperatura. Segundo ela, a perda de água através da transpiração é o principal risco. “Se isso se somar ao aumento da diurese, que acontece ao ingerir bebida alcoólica, sol direto na pele, que aumenta essa perda, diarreia ou vômitos, a desidratação pode acontecer rapidamente, levando a riscos sérios de arritmias cardíacas e insuficiência renal”, ressalta.

Outro ponto levantando pela especialista, foi sobre o uso de roupas de algodão puro, que são responsáveis por absorverem mais o suor. “São recomendadas para evitar umidade excessiva por tempo mais prolongado em regiões como virilha, axilas, o que aumenta a chance de micoses”.

Festival Virada Salvador terá bebedouros públicos

Recentemente, o presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington, revelou que o Festival Virada Salvador vai contar com bebedouros à disposição do público presente no evento. Além disso, também será permitido que a população leve sua própria garrafa de água em eventos públicos. Ele também afirmou que o evento terá uma estratégia revisada pensada para as altas temperaturas.

“A gente está antenado nesse assunto, vamos fazer adaptações na nossa comunicação, reforçando que neste evento no Festival da Virada, você não vai ter esse problema, pode trazer a sua garrafa, estimulando isso, inclusive, com comunicação visual ao redor da arena, reforçando isso através da imprensa e através de comunicação, de que as pessoas podem e devem trazer essas garrafas d’água. Vamos tomar algumas atitudes na logística lá do Parque dos Ventos para ter bebedouro público. E tem todo o sistema de venda de água e que não tem aquela limitação. Então não há nenhuma limitação, e estamos estudando que tipo de coisa a gente pode no Carnaval para arrefecer dentro do circuito, mas o fato é que a gente está atento a isso”, disse Edington em entrevista ao Bahia Notícias.

O Portal M! entrou em contato com a Saltur para obter informações sobre as medidas que estão sendo pensadas para as demais festa de verão da capital baiana. No entanto, até a publicação desta reportagem, não foram dadas informações.

Projeto visa garantir amplo acesso à água no Carnaval e festas de verão

A vereadora Marta Rodrigues (PT) apresentou um projeto de indicação à prefeitura de Salvador para que seja garantido o amplo acesso à água para consumo pessoal durante o carnaval e nas festas de verão. Ao Portal M!, a vereadora ressaltou a importância do projeto, já que as previsões dos institutos para esse verão são de altas temperaturas.

“Há muitos anos discutimos as mudanças climáticas como consequência de diversos fatores, inclusive da ausência longínqua de consciência ambiental dos poderes públicos e privados, da exploração predatória, da poluição. Sofremos os efeitos da emergência climática em diversas regiões, e em Salvador não é diferente. Já sentimos o aumento da temperatura média, a ocorrência de secas prolongadas, chuvas cada vez mais intensas causando enchentes e deslizamentos de terra”, pontuou.

Em função disso, Marta enfatizou que tomar medidas urgentes é o “mínimo” que o poder público pode fazer para preservar a saúde da população. “Por isso apresentei esse projeto, porque acesso a água para consumo também é saúde pública, por isso precisamos facilitar o acesso. As empresas precisam fazer sua parte, as produtoras, os patrocinadores, junto com os poderes públicos, assim como se faz em lugares frios, se encontram meios para proteger do frio”.

Na avaliação da petista, deve haver um processo “colaborativo”, já que se tornou uma questão de “responsabilidade social”. Ela também defendeu a importância de a população cobrar a medida, e entender que o calor é um fenômeno climático que também é prejudicial a saúde.

“E para isso é preciso acompanhar quem tem responsabilidade ambiental e social, estudar formas de todos os modos, contingência de público em eventos, ventiladores, resfriadores. Existem inúmeras possibilidades desde que se tenha iniciativa, compromisso com a saúde da população. Mas tudo isso precisa vir acompanhado da responsabilidade ecológica e ambiental de toda o setor privado e público e sociedade”.

 

Leia também:

Câncer de pele: altas temperaturas acendem alerta para importância da fotoproteção

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional