Com apenas 42,2% de cobertura vacinal contra poliomielite, Bahia acende sinal de alerta
Último caso da doença foi registrado no estado em 1988
O baixo índice de vacinação contra a poliomielite acendeu o alerta para a possibilidade de retorno da doença, cujo último caso foi registrado na Bahia em 1988, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Segundo o órgão, dados compilados entre janeiro e outubro deste ano, mostram que a cobertura vacinal contra a doença é de apenas 42,28% em todo o estado. O índice é muito inferior aos 95% estabelecidos como meta pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a Sesab, nos últimos anos tem sido observada uma diminuição da cobertura vacinal de poliomielite na Bahia. O índice, que era de 78,25% em 2018, caiu para 74,83% em 2019; chegou a 69,75% em 2020; a 61,30% em 2021; e a apenas 42,28%, entre janeiro e outubro deste ano.
Diante deste cenário, a Sesab enfatizou, em nota enviada ao Portal M!, que a baixa adesão vacinal é um fator preocupante. O último caso de poliomielite na Bahia foi registrado há 34 anos, e sua erradicação em todo o país, certificada em 1994,
“Os números mostram que a cobertura se reduz a cada ano, provocando um acúmulo de crianças desprotegidas em nosso estado”, diz a nota.
A pasta ressaltou que segue intensificando as campanhas de conscientização sobre a importância da imunização e informou que o imunizante está disponível em todos os postos de saúde, para crianças a partir de 2 meses e menores de 5 anos.
“É importante que os pais e responsáveis procurem um posto de vacinação e regularizem o cronograma vacinal das crianças”, defendeu a pasta em nota.
Quadro em Salvador
Já em Salvador, o número de crianças vacinadas entre janeiro e outubro deste ano é de 126.518, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com o titular da SMS, Decio Martins, é importante que os pais levem as crianças para serem imunizadas, como forma de evitar o vírus.
“A imunização é a única forma de evitar a doença. A campanha este ano, momento de intensificação para vacinação contra a pólio, teve uma baixa cobertura, seguindo o cenário nacional. Portanto, é fundamental que os pais mantenham a caderneta de vacinação de rotina das crianças atualizada”, apontou.
Da mesma forma, a coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, defendeu que se trata de um trabalho em conjunto com a população garantir que as taxas de coberturas vacinais na cidade estejam satisfatórias.
“Observamos durante esses dois anos de pandemia, houve uma queda significativa das coberturas vacinais infantis em todo país. Isso que faz com que o risco do retorno da poliomoelite seja real. Por esse motivo, estamos convocando todos os pais e responsáveis para essa missão de proteger as crianças contra a pólio”, disse.
Na capital baiana, há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VOP (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.
A vacina contra a poliomielite está disponível em uma das 156 salas de imunização da capital baiana, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Sobre a doença
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, e que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes e secreções eliminadas pela boca de pacientes.
Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de 4 anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a 30 dias sendo, em geral, de sete a 12 dias.
A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum, e eles são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe – febre e dor de garganta – ou infecções gastrintestinais, como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia.
Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional