Clínica de saúde oferece 80 vagas para atendimento infantil gratuito

Unidade localizada em Brotas, trata e acompanha crianças e adolescente que sofrem com disfunções miccionais variadas


Vixe d-flex me-2
redacao 15/05/2022 07:40 Saúde

Crianças e adolescentes, entre 06 e 17 anos de idade, que necessitem de diagnóstico, suporte ou tratamento gratuito para disfunções miccionais em Salvador, podem contar com o Centro de Distúrbios Miccionais na Infância (CEDIMI), localizado no bairro de Brotas. A clínica, que atende através do Sistema Único de Saúde, o SUS, abriu 80 vagas para tratamento de enurese noturna e outros distúrbios relacionados à micção: xixi na cama, incontinência urinária etc. O atendimento pode ser agendado pelo telefone (71) 3276-8281 ou mediante comparecimento ao Centro nas quartas-feiras, a partir das 13h.

O centro de saúde conta com equipe multidisciplinar composta de urologista, fisioterapeuta, enfermeiras, nutricionista e psicóloga. Além do cuidado com as crianças, o CEDIMI oferece atenção especial aos pais, orientando-os sobre como agir diante do problema do xixi na cama e de outros distúrbios miccionais.

O problema do xixi na cama 

Todo mundo conhece pelo menos uma criança ou adolescente que ainda faz xixi na cama, não é mesmo? Dados da Sociedade Brasileira de Urologia, indicam que 15% das crianças com cinco anos de idade ou mais sofrem com esse hábito. Em Salvador, cuja população de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos é de cerca de 604 mil, isso corresponde a 90 mil vítimas da enurese noturna.

Os prejuízos vão além do colchão molhado. Bloqueios no processo de socialização e dificuldades na vivência escolar são experiências recorrentes entre os indivíduos com essa condição. Se você conhece uma criança maior de cinco anos que costuma apresentar escape involuntário de urina durante o sono, pelo menos duas vezes na semana, ela pode ter o que os especialistas chamam de enurese noturna.

O tratamento primário para essa condição consiste na mudança de hábitos, tais como evitar ingerir líquidos ou alimentos ácidos que possam irritar a bexiga ou aqueles que retardam o funcionamento dos intestinos antes de dormir. Outro recurso comum é o uso de medicação. Também há a opção de tratamento por meio do alarme de enurese, o qual apresenta maior eficácia atualmente, com sucesso de cerca de 50% a 70%. Trata-se de um sensor de umidade que deve ser posto na roupa íntima da criança ao dormir. Esse sensor é conectado a um pequeno aparelho sonoro que emite um alarme após o sensor de umidade ser ativado. Com isso, em teoria, a criança acordaria e terminaria a sua micção no toalete.

Já o aparelho Eletrocondicionador, tecnologia inovadora utilizada pelo CEDIMI, busca evitar as inconveniências do alarme de enurese, como a criança acordar molhada. Com esse novo aparelho a criança acorda seca, pois além do alarme do sono, ele tem um eletroestimulador que contrai a musculatura da uretra e evita perdas de urina antes da criança acordar para terminar a micção no banheiro. 

Os recursos terapêuticos disponíveis na rede particular de saúde para o tratamento da enurese noturna têm um custo inicial a partir de R$300, o que não é acessível para a maioria da população. Mas, felizmente, existem centros de apoio gratuitos para o tratamento da enurese espalhados por todo o Brasil. Em Salvador, o serviço é oferecido gratuitamente pelo SUS, no Centro de Distúrbios Miccionais na Infância (CEDIMI), localizado no Ambulatório Docente-Assistencial da Faculdade Bahiana, no bairro de Brotas.

 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional