Clínica de saúde oferece 80 vagas para atendimento infantil gratuito
Unidade localizada em Brotas, trata e acompanha crianças e adolescente que sofrem com disfunções miccionais variadas
Crianças e adolescentes, entre 06 e 17 anos de idade, que necessitem de diagnóstico, suporte ou tratamento gratuito para disfunções miccionais em Salvador, podem contar com o Centro de Distúrbios Miccionais na Infância (CEDIMI), localizado no bairro de Brotas. A clínica, que atende através do Sistema Único de Saúde, o SUS, abriu 80 vagas para tratamento de enurese noturna e outros distúrbios relacionados à micção: xixi na cama, incontinência urinária etc. O atendimento pode ser agendado pelo telefone (71) 3276-8281 ou mediante comparecimento ao Centro nas quartas-feiras, a partir das 13h.
O centro de saúde conta com equipe multidisciplinar composta de urologista, fisioterapeuta, enfermeiras, nutricionista e psicóloga. Além do cuidado com as crianças, o CEDIMI oferece atenção especial aos pais, orientando-os sobre como agir diante do problema do xixi na cama e de outros distúrbios miccionais.
O problema do xixi na cama
Todo mundo conhece pelo menos uma criança ou adolescente que ainda faz xixi na cama, não é mesmo? Dados da Sociedade Brasileira de Urologia, indicam que 15% das crianças com cinco anos de idade ou mais sofrem com esse hábito. Em Salvador, cuja população de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos é de cerca de 604 mil, isso corresponde a 90 mil vítimas da enurese noturna.
Os prejuízos vão além do colchão molhado. Bloqueios no processo de socialização e dificuldades na vivência escolar são experiências recorrentes entre os indivíduos com essa condição. Se você conhece uma criança maior de cinco anos que costuma apresentar escape involuntário de urina durante o sono, pelo menos duas vezes na semana, ela pode ter o que os especialistas chamam de enurese noturna.
O tratamento primário para essa condição consiste na mudança de hábitos, tais como evitar ingerir líquidos ou alimentos ácidos que possam irritar a bexiga ou aqueles que retardam o funcionamento dos intestinos antes de dormir. Outro recurso comum é o uso de medicação. Também há a opção de tratamento por meio do alarme de enurese, o qual apresenta maior eficácia atualmente, com sucesso de cerca de 50% a 70%. Trata-se de um sensor de umidade que deve ser posto na roupa íntima da criança ao dormir. Esse sensor é conectado a um pequeno aparelho sonoro que emite um alarme após o sensor de umidade ser ativado. Com isso, em teoria, a criança acordaria e terminaria a sua micção no toalete.
Já o aparelho Eletrocondicionador, tecnologia inovadora utilizada pelo CEDIMI, busca evitar as inconveniências do alarme de enurese, como a criança acordar molhada. Com esse novo aparelho a criança acorda seca, pois além do alarme do sono, ele tem um eletroestimulador que contrai a musculatura da uretra e evita perdas de urina antes da criança acordar para terminar a micção no banheiro.
Os recursos terapêuticos disponíveis na rede particular de saúde para o tratamento da enurese noturna têm um custo inicial a partir de R$300, o que não é acessível para a maioria da população. Mas, felizmente, existem centros de apoio gratuitos para o tratamento da enurese espalhados por todo o Brasil. Em Salvador, o serviço é oferecido gratuitamente pelo SUS, no Centro de Distúrbios Miccionais na Infância (CEDIMI), localizado no Ambulatório Docente-Assistencial da Faculdade Bahiana, no bairro de Brotas.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional