Câncer do colo do útero é foco do Janeiro Verde
Campanha incentiva exames preventivos e vacina contra o HPV
No Brasil, o mês de janeiro é marcado pela campanha Janeiro Verde, iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero. Este tipo de tumor é a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras e o terceiro mais frequente, atrás do câncer de mama e do colorretal, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A doença é causada principalmente pela infecção persistente do papilomavírus humano (HPV), razão pela qual a vacina contra o HPV é incentivada neste período. A realização de exames de rotina, como o Papanicolau, também é estimulada, por identificar lesões pré-cancerígenas, que permitem intervenções antes que a doença se desenvolva plenamente.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 75% das mulheres sexualmente ativas entram em contato com o HPV ao longo da vida e cerca de 5% delas desenvolvem o tumor maligno em um prazo de dois a 10 anos. O HPV é um vírus sexualmente transmissível que pode afetar homens e mulheres, mas é nas mulheres que ele representa um risco significativo para o desenvolvimento do câncer cervical, outra forma de chamar o câncer do colo do útero.
Para o cirurgião oncológico André Bouzas, diretor do núcleo de Cirurgia Oncológica do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), a relação entre o HPV e o câncer do colo do útero é um alerta para a importância da prevenção. Por isso, a vacinação contra o HPV é uma medida fundamental, sendo indicada para adolescentes do sexo feminino entre 9 e 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos. Além disso, “a prevenção também envolve a realização periódica do exame Papanicolau, fundamental para identificar alterações celulares precoces e garantir um diagnóstico precoce”, destacou.
Sintomas e diagnóstico – Segundo o especialista, os sintomas do câncer do colo do útero podem ser silenciosos em estágios iniciais, o que reforça a necessidade de exames regulares. Entre os sinais que podem surgir estão o sangramento vaginal anormal, dor durante as relações sexuais, corrimento com odor e dor pélvica persistente.
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Exames de rotina, como o Papanicolau, são essenciais para identificar lesões pré-cancerígenas, permitindo intervenções antes que a doença se desenvolva plenamente. Caso o câncer seja diagnosticado, diversas opções de tratamento estão disponíveis, como cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
Tratamento – Receber um diagnóstico de câncer de colo do útero pode ser avassalador, mas é importante saber que existem diferentes opções de tratamento disponíveis. As abordagens variam de acordo com o estágio da doença, a saúde geral da paciente e outros fatores individuais.
Segundo André Bouzas, a cirurgia é o tratamento mais comum. Envolve a remoção do tumor e, na maioria dos casos, o útero (histerectomia). “Dependendo da extensão do tumor, a remoção de outras estruturas, como ovários e parte da vagina pode ser necessária. Em alguns casos, é preciso remover os gânglios linfáticos próximos ao útero (linfadenectomia) para evitar a disseminação do câncer”, explicou o cirurgião oncológico.
A radioterapia, que utiliza feixes de radiação para destruir as células cancerosas, pode ser realizada externamente ou internamente (braquiterapia), dependendo da situação clínica. Já a quimioterapia, que envolve o uso de medicamentos para destruir as células cancerosas ou impedir seu crescimento, pode ser administrada antes ou após a cirurgia, dependendo do caso.
O diretor do IBCR, André Bouzas, destaca que a cirurgia robótica se mostra uma abordagem com menos complicações cirúrgicas no tratamento do câncer de colo do útero nos estágios iniciais. “Além de maior precisão, o sistema robótico permite intervenções menos invasivas, com incisões menores, menos dor e recuperação mais rápida. Por isso, cada vez mais pessoas têm optado por esta modalidade cirúrgica na Bahia”, concluiu o cirurgião.
Leia também:
Bahia lidera número de casos novos do câncer de colo de útero na região Nordeste
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional