Câncer colorretal é a terceira causa de óbito por tumor maligno no Brasil
Investigação deve começar mais cedo, aos 45 anos, pois o diagnóstico precoce aumenta sobrevida do paciente
O câncer colorretal (CCR) é a terceira causa de óbito por tumor maligno em homens e mulheres, sendo pulmão e mama as primeiras causas entre as mulheres, e pulmão e próstata para os homens. O CCR é o segundo tipo mais diagnosticado no Brasil, com cerca de 40 mil novos casos previstos pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2020.
A depender do estágio em que seja descoberto, o câncer colorretal também pode causar a morte de pacientes jovens, como foi o caso do do ator Chadwick Boseman, protagonista do filme Pantera Negra, aos 43 anos, vítima de câncer de cólon. “Nos últimos anos estamos observando um aumento da incidência de câncer colorretal em uma população mais jovem, o que levou a Associação Americana de Câncer a baixar a idade mínima para início do rastreamento para 45 anos”, como explica o oncologista clínico, Rodrigo Guedes, coordenador da Oncologia D’Or/ Hospital Cárdio Pulmonar.
“Além de estratégias de rastreamento para detecção precoce da doença, é preciso falar das formas de prevenção. O câncer colorretal tem relação com os hábitos de vida do paciente, incluindo alimentação e a prática de exercícios físicos”, diz Rodrigo Guedes.
Como explica o médico, além da ingesta de carne vermelha em excesso, o consumo de alimentos processados e ultraprocessados está associado ao aumento do risco deste tipo de câncer. “O sedentarismo e a obesidade também são reconhecidos vilões. Logo, adotar hábitos de vida mais saudáveis, com alimentação rica em fibras, frutas e legumes e pobre em alimentos processados e carne vermelha, além de prática de atividade física e controle do peso são estratégias importantes para a prevenção”, completa Guedes.
Reforçando a importância do diagnóstico precoce, o gastroenterologista Allan Rêgo, coordenador do Serviço de Gastroenterologia, Hepatologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Cárdio Pulmonar, diz que “cerca de 95% dos casos derivam de lesões pré-malignas (pólipos), em um processo que pode durar vários anos e de forma silenciosa”.
O médico enfatiza a importância das consultas regulares com especialistas mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, seguindo os protocolos de segurança. “Muitas unidades já estão totalmente adaptadas para receber o paciente com segurança, com novas rotinas, novos fluxos de atendimento”, orienta.
Colonoscopia de rastreamento
“Existe a recomendação de iniciar o rastreamento a partir dos 45 anos com a realização de um destes exames: pesquisa de sangue oculto nas fezes, retossigmoidoscopia ou colonoscopia, com frequências de repetição variável de acordo com o exame adotado ou achados”, explica Allan Rêgo.
“A detecção e retirada das lesões precursoras, bem como o diagnóstico do câncer em estágios mais precoces através de exames como a colonoscopia, têm reduzido significativamente a incidência e a mortalidade por esta patologia, que tem relação também com o histórico familiar”, reforça.
O intervalo para repetição da colonoscopia deve ser determinado pelo médico a partir dos achados no exame anterior. “O tipo e o tamanho dos pólipos retirados também determinam a frequência do acompanhamento”, explica.
E, quanto mais precoce o diagnóstico e tratamento, melhor a sobrevida do paciente. “Observa-se uma sobrevida de cinco anos em 90% dos pacientes se a doença estiver localizada (restrita à parede do intestino), 68% para doença regional (envolvimento de linfonodos) e apenas 10% quando há metástases a distância”, compara Allan Rêgo.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional