Biofarmacêutica brasileira estuda fabricação de vacina de dose única contra a Covid-19

A empresa Biomm fechou acordo com a empresa chinesa CanSino para em breve submeter pedido de uso emergencial do imunizante à Anvisa


Vixe d-flex me-2
redacao 01/10/2021 11:50 Saúde

A biofarmacêutica brasileira, Biomm, anunciou nesta sexta-feira (1º), ter fechado um acordo com a empresa chinesa, CanSino, para disponibilizar no País a vacina de dose única contra a Covid-19, Convidecia.

A Biomm planeja submeter em breve, um pedido de uso emergencial do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma vez aprovado, a biofarmacêutica prevê inclusive fabricar a vacina no Brasil.

A Convidecia, desenvolvida a partir do chamado adenovírus do tipo 5, seria o segundo imunizante de aplicação única administrado no País. A vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, já é utilizada em municípios brasileiros desde o final de junho.

Atualmente, a vacina da CanSino é aplicada na população adulta de países como Chile, Argentina, México e Rússia. De acordo com estudos conduzidos pela empresa chinesa, a vacina teria eficácia geral de 68,83% após 14 dias da aplicação. Para casos graves de covid-19, a eficácia da vacina seria de 95,47% no mesmo período.

O CEO da Biomm, Heraldo Marchezini, explicou ao Estadão que as tratativas com a CanSino começaram em maio. Desde então, a biofarmacêutica brasileira precisou comprovar que reúne capacidade técnica para a produção de vacinas e demonstrar que segue boas práticas relacionadas a governança corporativa e a aspectos regulatórios.

Com o acordo, a Biomm poderá importar a vacina contra a covid-19 da CanSino caso receba autorização emergencial da Anvisa e seja incorporada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A Biomm também prevê, “em um segundo momento”, produzir a vacina em sua planta biofarmacêutica localizada em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. O local, segundo informações da Biomm, recebeu investimentos de US$ 90 milhões e está em “processo de validação” pela empresa chinesa.

Ainda não estão previstas quantas vacinas da CanSino seriam disponibilizadas. Porém, segundo Marchezini, a planta de Nova Lima tem capacidade de produzir 20 milhões de frascos por ano.
“Da maneira como acontece, o frasco pode ter de 10 a 20 doses. Mas lembrando que nossa planta é multiproposta, está em processo de validação para outros medicamentos”, disse.

Além da vacina contra a covid-19, Marchezini reforçou que o acordo possibilita que a Biomm tenha “prioridade de discussão de todo o portfólio da CanSino”. Atualmente, a empresa chinesa possui uma variedade de 16 vacinas, que previnem contra 13 doenças.

“Tem vacinas para meningite, difteria, herpes… Amplia a oferta, o que certamente auxilia o esforço nacional de saúde”, acrescentou o CEO da Biomm.

 

*Informações Estadão

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional