Bahia tem redução de 63% nos diagnósticos de câncer de pele durante pandemia de Covid-19
Dezembro Laranja alerta população para a importância da prevenção
A pandemia de Covid-19 afastou dos consultórios os potenciais pacientes de câncer de pele, comprometendo o diagnóstico da doença e, consequentemente, o tratamento precoce. Na Bahia, os dados são alarmantes: 63% da população deixou de ser diagnosticada.
Em 2019, foram 210.032 pedidos de biópsias para detecção do câncer de pele, entre janeiro e setembro. No mesmo período deste ano, foram 109.525, 48% a menos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Para conscientizar a população sobre a doença, a SBD criou o Dezembro Laranja, iniciativa que completa, em 2020, sete anos de luta na prevenção e diagnóstico do tumor.
“É importante alertar para o diagnóstico e o tratamento precoces, pois isso aumenta as chances de cura na maioria dos casos. Quando se fala dos cânceres mais incidentes, se exclui o câncer de pele porque ele destoaria muito nas estatísticas por ser muito frequente. O câncer de pele acomete aproximadamente uma em cada três pessoas”, afirma o cirurgião oncológico Rafael Ribeiro, especialista em câncer de pele.
Trata-se do tipo de câncer mais comum entre os brasileiros. Acomete cerca de 30% das pessoas no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), com estimativa de aproximadamente 185 mil novos casos identificados em 2020.
A pandemia de Covid-19 tornou esse cenário ainda mais dramático, já que levou muitas pessoas a evitar os hospitais e a deixar de buscar atendimento médico, a não ser em situações de urgência.
Maior incidência entre idosos
A parcela da sociedade mais afetada pela doença são os homens, com idade avançada (acima dos 60 anos) e de pele mais clara.
Esta também foi uma das quedas mais expressivas ligadas à pandemia. Durante o isolamento social da Covid-19, pessoas com idade entre 44 e 80 anos foram as que mais deixaram de fazer as avaliações dermatológicas na comparação entre períodos.
Entre adultos de 50 a 54 anos, a redução foi de 51%. Em 2019, foram 17.017 atendimentos ante 8.287 em 2020.
“Temos percebido uma mudança no perfil este ano, de casos mais avançados. Provavelmente pacientes que ficaram aguardando o término da pandemia para procurar atendimento”, explica o oncologista Rafael Ribeiro.
Os tipos mais comuns de câncer de pele são o carcinoma basocelular e o espinocelular. Os dois apresentam altos percentuais de cura, mas têm alto impacto funcional e estético pelas sequelas locais do tratamento. Já o melanoma é o mais agressivo e potencialmente fatal. “No entanto, quando descoberto no início, tem mais de 90% de chance de cura”, pontua Ribeiro.
Prevenção e sinais de alerta
Praticamente todos os cânceres de pele têm relação com radiação prévia, solar ou ionizante, e um número mínimo de casos está relacionado a alterações genéticas.
A prevenção é focada, portanto, em evitar os danos caudados pela radiação. Ou seja, valem as regras básicas: usar protetor solar diariamente e evitar exposição ao Sol entre 10h e 16h.
O oncologista Rafael Ribeiro também ressalta a importância da prevenção secundária: a visita regular ao dermatologista. Só assim é possível detectar lesões pré-cancerosas e realizar o diagnóstico precoce, fundamental para o tratamento e a cura.
Ribeiro define os aspectos clássicos do câncer de pele:
– CBC: lesão elevada, com superfície brilhante como pérola, algumas vezes com uma área central ulcerada.
– CEC: lesão úlcero-infiltrativa que não cicatriza.
– Melanoma: tipicamente pigmentado, vale a regra do ABCDE (Assimetria de forma, Bordas irregulares, Cores variadas, Diâmetro maior que 0,5cm, Evolução – mudança, crescimento etc.)
O oncologista explica que, para doenças localizadas, o tratamento é só a cirurgia. A radioterapia pode ser empregada para tumores que não dá para ressecar ou nos casos em que o paciente recusa a cirurgia.
Já a quimioterapia só é uma opção para CEC avançado. “A grande revolução no tratamento foi para melanoma avançado e metastático, com imunoterapia e terapia-alvo, que mudaram drasticamente [para melhor] as chances desses pacientes”, completa Rafael Ribeiro.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional