Bahia deve ter 3,6 mil novos casos de câncer de mama em 2020, segundo Inca
Mastologista alerta para queda de 50% no número de mamografias feitas em 2020 durante a pandemia da Covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde
Por conta da pandemia de Covid-19, foi de 50% a queda no número de mamografias realizadas até julho de 2020 na rede pública de saúde em relação a 2019 e 2018. Os dados são do Ministério da Saúde, que registra 1,1 milhão de exames em 2020 contra 2,1 milhões nos anteriores. E como estima o Instituto Nacional do Câncer (Inca), serão 66.280 novos casos em 2020 no Brasil, com mais de 17 mil mortes, incluindo homens (1% dos casos). Na Bahia, a projeção aponta 3.460 novos casos de câncer de mama, sendo 1.180 em Salvador.
“Os dados preocupam e a pandemia prejudicou as campanhas de rastreamento precoce dos tumores malignos. Vale destacar que todo câncer é curável, mas depende do estágio em que é descoberto. Quanto mais precoce, maior é o índice de cura e o Outubro Rosa é uma grande oportunidade para reforçarmos esse alerta”, comenta o coordenador de Mastologia do Grupo AMO, o mastologista Marcos Nolasco, presidente da Regional Bahia da Sociedade Brasileira de Mastologia.
Marcos Nolasco orienta que toda mulher deve fazer a primeira mamografia aos 40 anos, mas, se houver histórico na família, o rastreamento deve ser iniciado antes a partir da orientação médica. “A mamografia é capaz de detectar um tumor ainda não palpável, mas as mulheres de qualquer idade devem estar alertas para qualquer alteração nas mamas e buscar um especialista, pois ali pode haver um sinal de malignidade”, completa.
Em alguns casos, a mamografia precisa ser complementada por um outro exame, como a ultrassonografia mamária, ou, a depender do achado, é indicada a realização de uma punção, com coleta de material para estudo anatomopatológico. “A mamografia também pode ser necessária para complementar o exame em pacientes com tecido mamário denso ou, em alguns casos a depender da idade [abaixo de 35 anos], ser substituída por ultrassonografia das mamas”, completa Marcos Nolasco.
“A paciente que tem o diagnóstico feito precocemente pode ser tratada com uma cirurgia parcial, com a preservação da mama, evitando mutilação ou grandes deformidades, além de aumentar a taxa de cura”, diz o médico, complementando que além da prevenção do câncer de mama, a realização de consultas periódicas com o ginecologista são indicadas para a prevenção do câncer de colo uterino e outras doenças que podem acometer a mulher.
Ação social no dia 24
Para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, no próximo dia 24, o Grupo AMO vai disponibilizar gratuitamente consultas, mamografias e ultrassonografias para mulheres pré-selecionadas e seguindo as regras de segurança contra a Covid-19.
Os atendimentos – em menor número, porém com foco numa investigação mais completa – serão diluídos em diversas unidades do Grupo AMO em Salvador, interior baiano e Aracaju (SE). A ação integra a campanha Outubro Rosa AMO “Seja rosa, seja um elo”, lançada no início de outubro.
Para evitar aglomerações e por atender a um público mais restrito, a ação foi direcionada a instituições parceiras, que selecionaram as mulheres na faixa etária indicada para o rastreamento. Elas são de comunidades beneficiadas por ações sociais realizadas pela Polícia Militar, por exemplo, além de baianas de acarajé, profissionais de salões de beleza e outras ligadas ao projeto social desenvolvido pela Banda Didá. Muitas nunca fizeram um exame nas mamas.
“Os exames são fundamentais no rastreamento desse tipo do câncer de mama, o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma, e o que mais causa morte entre as mulheres”, completa Marcos Nolasco.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional