“Ainda é cedo para falar do cancelamento do Réveillon e Carnaval”, diz diretor técnico do Laboratório Jaime Cerqueira
Bruno Cerqueira também falou sobre o cenário atual da Covid-19. Segundo ele, no Laboratório são observados quatro testes positivos a cada 10 testagens
O diretor técnico do Laboratório Jaime Cerqueira, Bruno Cerqueira, afirmou na manhã desta sexta-feira (18), que mesmo diante do aumento dos casos da Covid-19, ainda é cedo para falar do cancelamento do Réveillon e Carnaval. Na avaliação dele, é necessário observar a situação com cautela.
“Acredito que seja muito cedo, é necessário tatear o que está acontecendo. Em janeiro, observamos um pico mais forte do que o observado em junho. A Ômicron apareceu em janeiro, mas da mesma forma que ela apareceu, também sumiu. Então, tivemos os últimos casos em fevereiro. Da mesma forma que tivemos um aumento exponencial de casos, a descida foi muito rápida. Então é necessário tatear o momento, e talvez essa onda seja tão rápida quanto a de janeiro”, indicou Bruno, durante entrevista ao programa Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM (104,7 FM), comandado pelo editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.
O diretor técnico também falou sobre o cenário atual da Covid-19 e ressaltou que é um momento de cuidado. De acordo com ele, no Laboratório Jaime Cerqueira foi registrado um aumento significativo tanto na quantidade de testes realizados, como de casos positivos. Segundo Bruno, atualmente, são observados quatro resultados positivos a cada 10 pacientes testados. Antes, se obtinha um positivo a cada 50 pacientes testados.
“Nessa semana de novembro, quando fazemos o comparativo com outubro e setembro, tivemos um aumento significativo de testes realizados e por tabela, um aumento no número de casos positivos. Hoje, a cada 10 pacientes testados, temos quatro positivos. Se olharmos para o início de novembro, não tínhamos essa positividade, era um paciente positivo a cada 50 testados”, ressaltou.
Para tanto, ele acredita ser necessário entender o que está acontecendo atualmente. “Nós passamos por vários momentos similares a esse, desde março de 2020, nós já entendemos como funciona, estamos em uma nova onda. É um momento de cuidado, de resgate de alguns pilares que foram aprendidos ao longo da pandemia”, destacou.
Subvariantes
Na avaliação do especialista, o cenário visto atualmente indica que subvariantes como a BQ.1 e a BA.5 estão circulando em Salvador.
“O que acontece na França, Alemanha, EUA com as subvariantes que chamam atenção, e o que temos de mudança, é que provavelmente as subvariantes estão na nossa cidade, no nosso entorno, como a BQ.1, BA.5. Elas estão conseguindo escapar do sistema imunológico”, indicou.
Segundo Bruno Cerqueira, esse “escape” acontece porque as subvariantes apresentam diferenças estruturais, tanto no RNA do vírus, quanto da estrutura, independente do paciente estar vacinado ou não. “Esse escape tem gerado processos infecciosos, inflamatórios, com sinais e sintomas gripais. Por sua vez, parece que no número de hospitalizações e mortes vão seguir as outras ondas, baixa letalidade e hospitalização, mas em contrapartida, a transmissão parece similar da própria variante Ômicron”, observou.
De acordo com ele, realizar uma diferenciação clínica entre as subvariantes é muito difícil, sobretudo, por se tratar de um ambiente em que outros vírus estão presentes. “Tivemos a onda da Ômicron, que foi detectada inicialmente na África do Sul em novembro para dezembro de 2021, tivemos um reflexo em janeiro, com um pico e um rescaldo no início de fevereiro”, lembrou.
Confira a entrevista completa:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional