“A vacina não é passaporte da imunidade”, alerta infectologista baiano
O médico Adriano Oliveira enfatiza que uma pessoa imunizada pode transmitir o vírus e que é preciso manter os cuidados até que a pandemia seja controlada
A caminhada para vencer o vírus ainda é longa e depende de uma vacinação mais rápida, da manutenção de medidas sanitárias e da conscientização da população. “Nenhuma vacina contra Covid-19 garante 100% de proteção, o indivíduo vacinado pode se contaminar ficar assintomático ou ter a forma leve da doença e assim continuar transmitindo para outras pessoas”, explica o infectologista Adriano Oliveira.
“A vacina não é passaporte de imunidade, é fundamental continuar com todos os cuidados como uso de máscara, lavagem de mãos e distanciamento social”, ressalta o médico. Ele também lembra que após a aplicação da vacina, o sistema imunológico leva semanas para produzir a imunidade desejada.
Segundo o infectologista, o descontrole da pandemia no Brasil pode ser atribuído a um conjunto de fatores: “A demora na vacinação, as variantes mais transmissíveis e a mudança de comportamento dos mais jovens, que se soltaram e passaram a se expor como se nada estivesse acontecendo, levaram o Brasil a essa situação atual com tantas centenas de morte por dia”.
“O que está faltando para o cidadão entender a situação?”, reflete o infectologista Adriano Oliveira. “Parece que as pessoas criaram uma insensibilidade à informação, elas normalizam as mortes e insistem em descumprir as medidas sanitárias como se nada estivesse acontecendo”, desabafa o especialista. “Estamos em uma situação de calamidade pública”, afirma o médico.
“O vírus parece sempre estar a vários passos a nossa frente”, afirma o médico ao falar sobre as variantes do novo Coronavírus. “Quanto mais as pessoas ignoram o vírus, mais se contaminam e quanto mais o vírus circula, mais variantes surgem”, enfatiza o médico ao explicar sobre o risco de surgimento de cepas mais potentes e resistentes aos anticorpos neutralizantes produzidos pelas vacinas e por outras variantes genéticas
“A medida em que o vírus é transmitido ele vai sofrendo pequenas mutações em seu código genético, por isso quanto mais ele circular, maior a possibilidade de que surjam novas cepas”, explica Adriano Oliveira. “Cada vez que o virus se divide ele cria uma oportunidade de surgimento de novas variantes. Portanto, a melhor forma de impedir o surgimento de novas cepas virais é, sim, bloquear a transmissão por medidas de distanciamento, higiênicas ou por vacinas”
“Estamos lidando ainda com o desconhecido e para conseguirmos controlar a pandemia é fundamental que todos redobrem os cuidados”, afirma o médico.
Avanços no tratamento
Além do desenvolvimento de inúmeras vacinas seguras e eficazes, que já têm ajudado a reduzir o número de internações em vários países, a ciência e a medicina avançaram bastante no enfrentamento do novo Coronavírus, de março de 2020, quando a OMS declarou a pandemia, para hoje.
O manejo do paciente evoluiu bastante, com o uso de algumas drogas comprovadamente seguras e eficientes, como os corticoides, aprimoramento de técnicas de ventilação mecânica e técnicas usadas na medicina intensiva (UTI). “Isso significa menos tempo de internação e mais vidas salvas”, afirma Adriano Oliveira.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional