Valdemar minimiza minuta golpista, fala sobre reação de Bolsonaro à derrota e diz que Michelle está em alta
Presidente nacional do PL afirmou que documento “tinha na casa de todo mundo” e descreveu o ex-presidente após as eleições: “Estava um pó, achei que ia morrer”
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou em entrevista ao jornal O Globo que várias minutas golpistas circulavam no entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma delas foi encontrada na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, que está preso. Valdemar admite que chegou a receber sugestões para impedir a posse do presidente Lula (PT), mas que ele teve “o cuidado de triturar”.
“Nunca comentei, mas recebi várias propostas, que vinham pelos Correios, que recebi em evento político. Tinha gente que colocava [o papel] no meu bolso, dizendo que era como tirar o Lula do governo. Advogados me mandavam como fazer utilizando o Artigo 142, mas tudo fora da lei. Tive o cuidado de triturar”, revelou.
O líder do partido de Bolsonaro disse que documentos desse tipo podiam ser encontrados “na casa de todo mundo.” Aquela proposta que tinha na casa do ministro da Justiça, isso tinha na casa de todo mundo. Muita gente chegou para mim agora e falou: ‘Pô, você sabe que eu tinha um papel parecido com aquele lá em casa. Imagina se pegam'”.
Valdemar também afirmou que Bolsonaro teria sido pressionado a “fazer algo errado” e que havia gente que “achava que ele podia dar o golpe”.
“Bolsonaro não quis fazer nada fora da lei. A pressão em cima dele foi uma barbaridade. Como o pessoal acha que ele é muito valente, meio alterado, meio louco, achava que ele podia dar o golpe. Ele não fez isso porque não viu maneira de fazer. Agora, vão prendê-lo por causa disso?”, questiona.
Reação de Bolsonaro
Valdemar Costa Neto também falou sobre a reação de Bolsonaro após perder as eleições, no ano passado, e admitiu que errou por não prepará-lo para uma possível derrota nas urnas.
“Nunca tocamos nesse assunto, não passou isso pela cabeça dele. Quando fui lá na segunda-feira [após a eleição], ele estava um pó. Quando eu o vi após uma semana, eu achei que ele ia morrer. O cara estava desintegrando”, contou.
Segundo Valdemar, foi o baque de perder as eleições que deixou Bolsonaro em silêncio diante das propostas golpistas que recebia.
O documento, encontrado em um armário na casa de Anderson Torres, durante buscas realizadas pela Polícia Federal, previa a instauração de um estado de defesa na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de reverter o resultado das urnas.
Posteriormente, o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, disse que a minuta estava fora de contexto. A PF informou que vai investigar as circunstâncias da elaboração do documento.
A minuta de teor golpista previa contestar o resultado da eleição presidencial sem a apresentação de provas, usar do estado de defesa de forma inconstitucional, quebrar o sigilo de ministros desafetos de Bolsonaro, prever a criação de uma comissão para deixar sob responsabilidade dos militares e não deixar brecha para que houvesse contestação judicial.
Michelle presidente?
Questionado sobre os planos do PL para o ex-presidente, Valdemar sintetizou: “Cuidar desse pessoal [os apoiadores bolsonaristas] e viajar, ser convidado para todos os eventos, e começar a pôr a vida em dia”.
A perspectiva é diferente, contudo, para Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama. “Ela tem condições. Ela pode ser candidata até a presidente da República. Ninguém sabe o dia de amanhã”, profetizou Valdemar.
Michelle Bolsonaro desembarcou, na noite desta quinta (26), em Brasília, deixando o marido na Flórida, nos Estados Unidos. Jair Bolsonaro deve voltar ao Brasil em função dos problemas de saúde gerados pela facada que sofreu na campanha das eleições de 2018.
* Com infomações do Portal UOL
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional