União Geral dos Trabalhadores da Bahia repudia propostas de Paulo Guedes
Segundo o presidente Marcelo Carvalho, o governo federal deveria estar preocupado em enfrentar a inflação e o desemprego
A União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA) externou seu repúdio às recentes pautas colocadas pelo Ministério da Economia, a exemplo da reforma tributária e do Projeto de Lei 2.337/21, que propõe a alteração da legislação do imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza de pessoas físicas e jurídicas e da contribuição social sobre o lucro líquido.
De acordo com a entidade sindical, a aprovação do projeto irá gerar um aumento da carga tributária para pessoas físicas e jurídicas, além de ocasionar a perda da arrecadação de estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Na avaliação do presidente da UGT-BA, Marcelo Carvalho, “o governo federal deveria estar preocupado em realizar uma agenda de prioridades, que inclua o enfrentamento da inflação, do desemprego, além das crises hídrica, energética e sanitária, diante do cenário pós-pandêmico no país”.
Ainda segundo Carvalho, a UGT-BA defende uma reforma tributária com base nas propostas previstas na “reforma justa e solidária”, apresentada pelos partidos de oposição na Câmara dos Deputados, que aponta soluções como a tributação sobre lucros e dividendos e grandes fortunas, além de incentivar a economia verde, nova tabela do imposto de renda e tributação de bens supérfluos, dentre outras.
Outro tema repudiado pela UGT-BA é a flexibilização das regras do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com a entidade, o governo Bolsonaro quer diminuir o depósito mensal dos empregadores, de 8% para 2% do salário, além da multa paga na demissão sem justa causa, de 40% para 20%. “A equipe econômica do ministro Paulo Guedes se baseia em inverdades e na justificativa falha de que essas medidas trarão benefícios às relações trabalhistas, como na redução de custos da contratação e na geração novos empregos”, desabafou Marcelo Carvalho.
“A narrativa de que o trabalhador brasileiro tem excesso de direitos é uma grande falácia, que visa somente beneficiar os maus patrões e responsabilizar os trabalhadores pela incompetência do governo Bolsonaro em gerenciar a economia brasileira”, complementou o dirigente.
Marcelo Carvalho ainda lembrou que, atualmente, a taxa de desemprego passa de dois dígitos e atinge cerca de 12 milhões de trabalhadores, “cinco anos após entrar em vigor a reforma trabalhista do governo Temer, que prometia criar mais de 6 milhões de empregos em troca da extinção de mais de 100 direitos contidos na CLT”.
Por fim, o dirigente apontou que o ministro Paulo Guedes atua como representante do empresariado, “por sempre tomar decisões sem consultar as entidades sindicais que representam a classe trabalhadora”. “O governo federal tem uma lista de prioridades que não condiz com as necessidades do povo brasileiro, principalmente com as necessidades do trabalhador”, concluiu.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional