Suporte ao microempreendedor, amparo aos LGBTQI+ e trabalho para trans. Conheça as propostas de Onã Rudá
Candidato a vereador diz acreditar na política como chave de mudança de Salvador
Ele é diretor da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (UNA LGBT-BA), foi coordenador técnico do SineBahia e é o fundador da torcida LGBTricolor do Esporte Clube Bahia. Agora, Onã Rudá (PCdoB) pretende levar a bandeira LGBTQI+ para a Câmara Municipal de Salvador. Candidato a vereador pelo PCdoB, ele diz acreditar na política como chave de mudança e afirma está empolgado para atuar em defesa da comunidade LGBTQI+, na melhoria do emprego e fortalecimento do esporte.
“Quero criar programas de inclusão educacional e no mercado de trabalho voltados para as pessoas trans para garantir mais perspectiva de vida do que 35 anos atuais. Nós estamos pensando em como avançar na cultura. Os espaços LGBTs estão sendo fechados na cidade. É um ambiente importante para um grupo e não temos segurança, precisamos fortalecer esses espaços”, afirma.
Ainda pensando na pauta de emprego e renda na capital, Onã pretende usar ações criativas para estimular o microempreendedor. Uma delas é a criação do ‘No Corre’, uma aplicativo que irá permitir a comercialização de produtos e também a realização de cursos voltados para o manuseio correto dos alimentos e gerenciamento de mídias digitais para divulgar o negócio.
“Salvador tem como marca a capital do desemprego, fiquei surpreso quando Bruno [Reis] disse no debate [político da Band], que a cidade é a que mais gera emprego, o que vemos são pessoas batalhando para trabalhar. Temos que empoderar essa economia produtiva que está surgindo”, disse o candidato.
Já na área de esporte, o fundador da torcida LGBTricolor promete pensar na diminuição da violência no futebol e em como propor o incentivo para times esportivos LGBTs e esportistas baianos.
“Quero fortalecer os times LGBTs que estão surgindo no futebol e outros esportes. É um caminho para acabar com o preconceito. Os esportistas baiano têm pouco incentivo e é uma coisa que queremos trabalhar também. A ideia é priorizar esse setor”, explica.
Preconceito
Onã Rudá também foi o responsável por escrever o Projeto de Lei ‘Teu Nascimento’ de autoria da vereadora do PCdoB, Aladilce Silva, que caracteriza como infração administrativa, qualquer ato discriminatório praticado por estabelecimentos públicos ou privados contra pessoas em função da orientação sexual ou expressão de gênero. Aprovado na Câmara Municipal em 29 de novembro de 2019, até hoje, o projeto aguarda regulamentação do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).
“Falta em ACM Neto vergonha na cara e não estou sendo muito duro. Na virada do ano houve um trabalho da Prefeitura para chamar turistas LGBTs para cá, mas as pessoas que vivem aqui na cidade não têm um pingo de dignidade. Já falei com o assessor dele, procurei uma galera, denunciamos o prefeito para o Ministério Público e o prefeito finge que não há nada de errado”, avalia Rudá.
O ativista afirma que se a lei tivesse sido regulamentada, coibiria o preconceito à comunidade LGBTQI+ e casos como o vivenciado por estudante de Psicologia que, em 19 de setembro, foi impedido de entrar em um supermercado por estar usando um short curto. Onã foi o organizador do protesto em frente ao estabelecimento. “A manifestação aconteceu de forma educativa e artística. Fomos aplaudidos pelos trabalhadores de lá, fizemos um ato cultural incrível, dialogando com todo mundo, não teve afronta”, conta.
Ocupação de shortinho. Imagem: reprodução Instagram @genilson_coutinho
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional