Sem mandato ou cargo, Alberto Fraga vira o ’23º ministro’ de Bolsonaro
Amigo de Bolsonaro, o coronel da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal foi apelidado no Palácio do Planalto de o “23º ministro”
Durante o primeiro ano de mandato de Jair Messias Bolsonaro, decisões e articulações estratégicas tiveram as digitais de um consultor informal que troca mensagens diárias e tem passe livre com o presidente. O ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), chamado pelo presidente do Brasil de “ministro reserva”, atua nos bastidores das negociações políticas. Ele é uma espécie de conselheiro e interlocutor, ao viabilizar encontros, sugerir medidas e indicar nomes para cargos.
Amigo de Bolsonaro, o coronel da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal foi apelidado no Palácio do Planalto de o “23º ministro”. Pelo fato de ter ascendência sobre o presidente e por receber apoio no Congresso para que substitua o general Luiz Eduardo Ramos, que hoje está à frente da Secretaria de Governo. Cabe a Ramos a articulação com o Legislativo.
A nomeação de Fraga é avaliada pelo amigo presidente desde o fim do ano passado, ainda na transição de governo. Processos judiciais do militar, no entanto, brecaram a indicação. Hoje, Fraga responde em segunda instância a uma acusação de cobrança de propina de uma cooperativa quando era secretário de Transportes do Distrito Federal, em 2008. A expectativa da equipe do presidente é que o caso chegue a um desfecho no primeiro trimestre do próximo ano, abrindo espaço, enfim, para a indicação.
Amizade
Desconfiado, com receio até mesmo de ser grampeado por integrantes de sua própria equipe, Bolsonaro abre uma exceção para que Alberto visite o presidente com frequência no Palácio da Alvorada, sobretudo aos finais de semana, onde conversam à beira da piscina e assistem a partidas de futebol.
Pelo WhatsApp, trocam diariamente textos, áudios, fotos e vídeos, até mesmo de madrugada, quando o presidente tem insônia.
Ex-líder da bancada da bala, Fraga foi quem sugeriu e redigiu as primeiras versões dos decretos do presidente para flexibilizar a posse e o porte de armas no país. As iniciativas, no entanto, foram desidratadas pelo Congresso.
Recentemente, ele convenceu Bolsonaro a editar uma MP (medida provisória) para regularização de propriedades rurais e foi procurado para dar sugestões sobre a proposta, enviada ao Congresso, que permite a agentes de segurança atirar pra matar em operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem).
Fraga atuou ainda para a indicação do atual procurador-geral da República, Augusto Aras. Foi o coronel quem apresentou o então subprocurador-geral, conhecido seu de longa data, a Bolsonaro, após o presidente se queixar da dificuldade em escolher um nome.
No Legislativo, Fraga também foi escalado para construir pontes com parlamentares proeminentes, com quem o presidente não tem familiaridade, como os senadores Simone Tebet (MDB-MS) e Omar Aziz (PSD-AM). Com informações da Folha de S. Paulo.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional