Rui diz que Bahia pode ter toque de recolher e fechamento de atividades que promovam aglomerações
Governador avaliou ainda que atual cenário de novos casos e mortes tem preocupado; ele defendeu suspensão das atividades escolares
O governador da Bahia, Rui Costa, disse que todo o estado pode ter toque de recolher, caso a quantidade de novos casos e mortes, além da ocupação das taxas de UTI continuem subindo. Ele defendeu ainda o fechamento de atividades econômicas em locais fechados e que promovam aglomerações, a exemplo de bares, cinemas e teatros.
“Estamos avaliado tomar essas medidas novamente, caso o panorama se mantenha o mesmo. Teremos uma reunião hoje com prefeitos e membros da UPB para falar sobre a situação. O que não aconteceu ao longo de toda a panedmia está acontecendo agora, quando podemos chegar ao esgotamento do sistema hospitalar”, disse Rui Costa, em entrevista à TV Bahia.
De acordo com o gestor, o estado já reabriu quase todos os leitos do período da primeira onda da pandemia, faltando apenas as unidades existentes na Arena Fonte Nova, o que não foi descartado pelo petista, caso o atual cenário permaneça.
Questionado acerca da volta às aulas na Bahia, ele voltou a defender a suspensão das atividades presenciais nas unidades de ensino, afirmando que a situação da pandemia na Bahia não permite, por ora, essa retomada.
“Muitos dizem que já seria possível voltar às aulas, uma vez que cinemas e bares já estão funcionando. Não é bem assim. Não fui quem autorizei a retomada de bares e festas clandestinas, locais de concentrações de público. Nós estamos nessa situação por indisciplina por parte da população e de membros de atividades e econômicas”, disparou.
“Quem mais deseja retorno as aulas é o governador. Sei que o que transforma a vida da pessoas é a educação. Entendo que os donos de empresas de educação estão preocupados, mas peço que tenham sensibilidade. Não podemos, neste momento, chegar a situação de outros estados, com o sistema entrando em colapso”, disse Rui, citando o exemplo bem sucedido dos países asiáticos que enfrentaram a pandemia com rigidez e disciplina, obtendo melhores resultados antes dos demais.
Vacinação
Na entrevista, Rui Costa pontuou que a vacinação de todos os professores não seria uma condicionante ao retorno das atividades. Por outro lado, ele criticou “má vontade” do governo federal em realizar a liberação da vacina russa Sputnik V, uma vez que o país poderia receber, pelo menos, 10 milhões de doses do imunizante.
“Fiz um pedido ao STF solicitando a urgencia da vacinação, mas o Governo Federal e a Anvisa trabalham em velocidade da tartaruga. Por outro lado, não temos no horizonte a vacinação de 100% dos professores. Precisamos de sim de condições para voltar às aulas e não na atual, com um pré-colapso do sistema de saúde”, disse o governador.
“Nada justifica que sejamos o segundo país em contaminados e mortos. Muito disso tem a ver com o descaso do governo federal. No final das contas, temos que fazer escolhas. Ter um bar funcionando não é essencial, assim como a realização de festas em ambientes mesmo com 100 pessoas. Precisamos evitar o pior, evitando que pessoas morram sem assistência médica”, finalizou o petista.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional