Rui defende regulamentação de pesquisas eleitorais e evita fazer projeção sobre desempenho de Major Denice no pleito de domingo
Governador também espera aglomerações registradas nas campanhas pelo interior não contribuam para uma segunda onda da covid-19 no estado
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), defendeu, nesta segunda-feira (9), uma regulamentação das pesquisas eleitorais que são divulgadas, ao afirmar que muitos levantamentos são feitos com base em interesses mais diversos. Ele acredita que os estudos já divulgados acabam influenciando a decisão da população.
“Não defendo intervenção nos processos de pesquisa, mas o legislador deveria se debruçar sobre uma normatização de como se fazer e divulgar pesquisa. Isso influi na formação de opinião das pessoas e nós não temos controle sobre isso. Muitas delas são financiadas por prestadores de serviço que têm interesses. Eu sou cético com pesquisa porque ela envolve isso e acho que Congresso deveria regulamentar essa questão”, afirmou o petista.
Ao ser questionado sobre o desempenho da Major Denice (PT), na eleição para à Prefeitura de Salvador, Rui evitou fazer quais projeções, pelo fato de estar eleição ter sido atípica, em virtude da pandemia de covid-19, ainda mais nas maiores cidades da Bahia, a exemplo da capital.
“Isso principalmente pela ausência do corpo a corpo. Vejo que parte da população está fria com relação a eleição. Não é fácil saber como está o humor. Acredito também que a abstenção deve ser mais alta do que as últimas eleições. E essa abstenção elevada pode mudar os pontos percentuais. Não vou arriscar palpite. Além disso, as pesquisas normalmente na Bahia não acertam, justamente por não acertar o humor das pessoas”, avaliou.
Covid-19
Sobre o novo coronavírus, o petista espera que as eleições não sejam um ponto de partida para uma segunda onda da doença na Bahia, uma vez que, principalmente pelo interior, muitas aglomerações têm sido registradas durante as campanhas de candidatos. Por outro lado, ele lamentou que parte da população tenha baixado a guarda e deixado de usar máscaras.
“Temos tido pequenos altos e baixos municípios, com relação aos casos e estou debitando isso retomada das atividades, além de algumas pessoas terem baixado a guarda. Há um número grande de pessoas sem máscara. Isso é um risco. Eu apelo à população use máscara. Também pode ser colocado nessa conta as aglomerações das campanhas eleitorais. A paixão e vibração vem provocando isso. Quanto menor a cidade, maior a paixão. Porém, não houve elevação de casos em cidade nenhuma. O cenário atual não sinaliza nada que provoque pânico ou uma segunda onda. Mas, semana que vem pode ser que o quadro mude”, alertou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional