Rui Costa espera que RLAM volte a operar 100% após entrada de grupo árabe no comando
Governador da Bahia participou, nesta quarta-feira (3) da solenidade de inauguração da Unigel Agro Bahia, em Camaçari
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), espera que o grupo árabe Mubadala – que arrendou a Refinaria Landupho Alves (RLAM), na Região Metropolitana de Salvador (RMS) – coloque o equipamento para funcionar 100% em sua plenitude na produção de combustíveis.
A declaração foi dada nesta quarta-feira (3), durante a solenidade de inauguração da Unigel Agro Bahia, em Camaçari. Entre os presentes ao evento estiveram, além do petista, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban; Roberto Noronha, presidente e CEO da Unigel; e Carlos da Costa, secretário especial do Ministério da Economia.
De acordo com Rui Costa, não faz sentido o governo federal estar importando o combustível na quantidade atual, enquanto a RLAM tem operado com apenas 60% da sua capacidade.
“Não se jutifica que as nossas refinarias não estejam funcionando à plena carga, que hoje é de apenas 60%. Quanto mais importa, mais se dolariza a economia, o que também acaba se diluíndo em outros segmentos”, afirmou o gestor.
Durante o discurso, Rui comentou ainda acerca dos investimentos que tem sido realizados no estado, a exemplo da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), além de pontuar a necessidade, por parte da Petrobrás, em adotar preços diferenciados para materiais que servem como materia prima de produtos, citando como exemplo o gás natural.
“Este é um debate que fazemos há 30 anos: do preço a ser cobrado pelo gás para produzir fertilizantes. A Petrobrás nunca compreendeu que é importante ter preços diferenciados para materiais que servem como matéria-prima de produtos, uma vez que todos os países do mundo fazem isso”, afirmou o governador, que citou um exemplo bem sucedido neste sentido vindo dos Emirados Árabes Unidos, país visitado por ele na semana passada.
“Eles estão utilizando gás para gerar energia e fazer alumínio, em uma fábrica no deserto. E eles não praticam os preços a nível de mercado internacional. Se a gente quer que o país continue sendo referencia na produção de grãos e alimentos, temos que subsidiar o preço do gás natural”, completou.
Investimentos
De acordo com o governo do Estado, a retomada da planta de produção de fertilizantes da antiga Fafen (Fábrica de Fertilizantes do Nordeste), pelo Grupo Unigel, se dará através da empresa Proquigel Química.
Em 2020, o grupo assinou o Protocolo de Intenções para arrendamento da Fafen Bahia, com investimentos estimados na ordem de R$ 95 milhões e geração de 320 empregos diretos.
A Proquigel também está arrendando a unidade da Fafen de Sergipe. Além das duas fábricas de fertilizantes, o arrendamento inclui os terminais marítimos de amônia e ureia no Porto de Aratu, na Bahia.
Somadas, as duas plantas terão capacidade de produzir 925 mil toneladas de amônia, mais de 1,1 milhão de toneladas de ureia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio.
A planta da Bahia já havia retomado as atividades no fim de maio de 2021 e, por volta de agosto, começou a operar plenamente. Durante o evento, o fundador da Unigel, Henri Slezynger, afirmou que empresa irá investir na instalação de uma fábrica de amônia verde em Camaçari.
“A previsão é que as operações sejam iniciadas até o fim do próximo ano. Será a primeira fábrica de amônia verde no país e uma das primeiras e maiores em todo o mundo, colocando a Bahia num lugar de destaque internacional”, ressaltou.
Estrutura
A Unigel é o maior produtor latino-americano de acrílicos e estirênicos, com plantas em São Paulo e na Bahia.
A unidade de Camaçari tem capacidade instalada anual de 160 mil toneladas de estireno, 15 mil toneladas de policarbonato, 95 mil toneladas de acrilonitrila, 12 mil toneladas de cianeto de sódio, 6 mil toneladas de tolueno e 3 mil toneladas de acetonitrila.
O estireno produzido neste local também é utilizado como matéria-prima para a produção de poliestireno nas plantas de São José dos Campos e Guarujá.
Na Bahia, o grupo Unigel possui ainda uma planta instalada em Candeias, com capacidade anual de 20 mil toneladas de resinas acrílicas, 400 mil toneladas de sulfato de amônio e 90 mil toneladas de metacrilato (ou MMA).
O sulfato de amônio produzido é usado principalmente em fertilizantes, enquanto o MMA é usado principalmente para a fabricação de plásticos e borracha sintética.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional