Rui Costa confirma semana de ‘exoneraço’ na Esplanada dos Ministérios

Desde 2 de janeiro, Lula já exonerou cerca de 1,5 mil servidores de cargos de confiança que faziam parte do antigo governo Bolsonaro


Vixe d-flex me-2
redacao 23/01/2023 11:02 Política

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, confirmou que na próxima semana a lista de exonerações na Esplanada dos Ministérios deve aumentar. Segundo ele, a maior parte dos desligamentos vai ocorrer a partir desta terça-feira (24).

“Até 23 de janeiro, as nomeações ficam concentradas na Casa Civil. A partir de 24 de janeiro, a nova estrutura do governo passa a operar dentro do sistema que temos e os ministérios poderão ter autonomia para realizar suas nomeações. É uma questão de adaptação do sistema antigo que funcionava com uma estrutura de cargos e que passará a rodar com a nova composição”, informou a pasta.

Em primeiro de janeiro de 2023, dia da posse de Lula, decretos detalhados com a estrutura do governo federal foram publicados. Na ocasião, o governo federal tinha 28,1 mil cargos e funções de confiança nos 37 ministérios. No entanto, a consta não considera os cargos em agências reguladoras e fundações.

Já que não há uma regra para determinar uma exoneração automática de ocupantes de cargos comissionados, as mudanças devem ocorrer conforme o andamento da gestão do atual presidente. Desde 2 de janeiro, Lula já exonerou cerca de 1,5 mil servidores de cargos de confiança e de cargos comissionados que faziam parte do antigo governo Bolsonaro.

Na última terça-feira (17), cerca de 56 militares que atuavam na coordenação da administração do Palácio da Alvorada no regime de gratificação foram exonerados. Já na quarta (18), mais 14 militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram dispensados. Ao comentar o assunto, Rui Costa alegou que as dispensas são “naturais”.

“As trocas estão ocorrendo em todos os ministérios, independentemente de serem militares ou civis. É natural que ocorra, porque o governo que saiu tem pouca ou nenhuma sintonia com o governo que entrou. São pensamentos totalmente diferentes, portanto não poderíamos conviver com os mesmos assessores”, disse.

Pessoas ligadas ao governo de Lula afirmam uma desconfiança por parte da equipe do petista em relação aos servidores em cargos de confiança do antigo governo Bolsonaro.

Na última semana, o presidente afirmou durante um café com jornalistas que contratou pessoas em quem confia para o cargo de ajudantes de ordem. O posto que era ocupado por militares no governo anterior.

O ministro da Casa Civil comentou também um novo modelo de segurança presidencial que está em estudo.

“O presidente pediu que nós estudássemos modelos de segurança institucional que são feitos em outros países do mundo. Estamos analisando isso para ver o melhor formato, o formato mais moderno, o formato que seja mais perene para que a gente consolide e ele bata o martelo em qual modelo ele quer.”

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional