Rui anuncia que resultado do PAC deve ser divulgado até início de fevereiro
Segundo ministro, foram inscritos 416 municípios baianos; em Salvador, programa vai financiar extensão do metrô até Campo Grande e VLT do Subúrbio
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), anunciou, na manhã desta quinta-feira (18), que o resultado do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deverá ser divulgado até início de fevereiro. Segundo o ex-governador, foram inscritos 416 dos 417 municípios baianos e adiantou que, em Salvador, está previsto o financiamento da extensão do metrô até o bairro do Campo Grande e o VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) do Subúrbio até Águas Claras.
“Aqui na parte de mobilidade urbana de investimento nas cidades o presidente garantiu o pedido do governador Jerônimo de estender o metrô até o Campo Grande. Então, nós já teremos, em breve, as obras iniciando. Hoje, o metrô vai até a Lapa. Outros investimentos, como o VLT do Subúrbio, que também vai chegar até Águas Claras, o governador Jerônimo pediu apoio e está no PAC Seleções, que nós vamos divulgar”, disse em entrevista à TV Bahia.
De acordo com o ministro, outras áreas também serão contempladas pelo PAC para geração de emprego e dar mais oportunidade de atrair empresas. “Há um investimento forte em portos, aeroportos, ferrovias. Na área social, um forte investimento no PAC na área de educação com novas escolas. Nós teremos 100 novos institutos federais no Brasil e a Bahia evidente está contemplada. Então, temos investimento também da Água para Todos, várias barragens e investimento também dos municípios, é uma carteira grande”.
Para reduzir os danos nas fortes chuvas do país, como no Rio de Janeiro nos últimos dias, Rui também adiantou que haverá investimento em macrodrenagem e proteção de encostas para “assegurar a vida” e “patrimônio das pessoas”. “Até o final do mês, nós iremos divulgar a seleção dos municípios, aqui na Bahia, dos 417 municípios, 416 inscreveram propostas. Iremos até o início de fevereiro dar a divulgação já das principais propostas, entre elas, nesse período de verão, que sempre chove às vezes forte, vimos agora o Rio de Janeiro, o investimento forte em macrodrenagem e proteção de encostas”.
Lula na Bahia
Ainda em entrevista, Rui também comentou sobre a vinda do presidente Lula (PT) que desembarca em Salvador logo mais, para a assinatura de um acordo entre os governos federal e estadual para a implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia no Senai/Cimatec, em Piatã. No PAC, há a previsão de R$ 6 bilhões de investimentos no Estado na área de inovação para a indústria de defesa e o ministro falou sobre o impacto disso na questão da segurança pública baiana.
“Esse investimento se destina a uma área que, evidentemente, os países precisam de seu investimento em defesa. Porque hoje se você ver como os países se defendem, ou mesmo como a segurança pública é praticada, você precisa de monitoramento, de câmeras, você precisa de tecnologia para rastrear, do ponto de vista tecnológico, o dinheiro de quadrilhas ou grupos criminosos. Então, todos esses investimentos estão diluídos em vários estados brasileiros, e esse do Senai/Cimatec tem a ver com isso. Porque parte dos investimentos em defesa é na área de pesquisa aeroespacial, com o desenvolvimento de equipamentos, de drones que são utilizados tanto para a defesa de um país, como também para hoje. É utilizado até na agricultura, mas é utilizado também na segurança pública”, declarou.
*Com informações da TV Bahia
Leia também:
Jerônimo confirma cancelamento da visita de Lula a Paulo Afonso e adianta pautas do Novo PAC com o governo
Governador admite possível ausência de Lula na eleição em Salvador
“Eu não faço política do quanto pior melhor”, diz Bruno Reis
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional