Representantes dos rodoviários defendem gratuidade para estudantes da rede pública
“Para mim a tarifa aumenta com ou sem projeto até porque ele não vai resolver o problema”, diz Hélio Ferreira
O presidente do Sindicato dos Rodoviários e verador, Hélio Ferreira (PCdoB), acredita que mesmo com a votação do projeto que prevê a compensação da tarifa do transporte público, o aumento do valor seja inevitável. Caso a tarifa seja reajustada, o novo valor deverá ser de R$ 4,90 e a expectativa é que já entre em vigor nesta quarta-feira (1º).
“Para mim a tarifa aumenta com ou sem projeto até porque ele não vai resolver o problema. O nosso pedido para o adiantamento é justamente para tentar negociar com o Executivo alguma forma que atenda, não só as empresas, mas também toda a população. A gente sabe que dois meses de subsídio já passaram e isso não vai impedir o aumento da tarifa, que já estava previsto para acontecer, independente da votação do projeto ou não”, disse Hélio, em entrevista com o editor chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, na tarde desta terça-feira (31).
O vereador acredita que o caminho é rever projetos sociais que atendam pessoas de baixa renda que dependem do transporte público, como estudantes e desempregados. “O caminho não é o aumento da tarifa. Quanto mais se aumenta, mais pessoas deixam de andar no ônibus, até porque a tarifa (atual) já é cara para atender a população que tem uma renda percapita baixa”, pontuou.
“A gente precisa discutir uma política de acesso livre para os estudantes, para os desempregados. Tem muitos estudantes que estão em casa, sem poder ir para a aula porque não conseguem pagar o transporte público. A nossa intenção é essa”, acrescentou.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, foi à Brasília nesta terça-feira (31) para intensificar o diálogo na Câmara dos Deputados para que seja pautado o projeto do subsídio de R$ 5 bilhões do governo federal para o transporte coletivo no país.
Para Hélio, essa também é uma outra forma de subsidiar o transporte público, “mas eu vou além porque a questão dos idosos está em Lei. A gente tem que pensar também em outras pessoas que estão excluídas do transporte público como os desempregados e a maioria dos estudantes”.
Gratuidade para estudantes da rede pública
O diretor ddo sindicato categoria, vereador Tiago Ferreira (PT), disse que deve se reunir com o prefeito Bruno Reis e outras lideranças para discutir sobre o avanço da tarifa do transporte público da capital baiana. Segundo ele, assim como Hélio pontuou, há uma intenção na Casa Legislativa de Salvador de reformular a pauta dos subsídios para incluir a gratuidade para estudantes de rede pública.
“A solução passa, inclusive, pelo projeto de subsídio que já veio para a Câmara e que precisa ser alterado para que posssa atender o objetivo. O sistema de transporte não se restringe aos empresários. Ele inclui os trabalhadores, a população. Agora, nós vamos sentar amanhã para discutir que se amplie o subsídio e que possa, inclusive, incluir ou manter a tarifa”, falou o verador.
“Uma outra pauta que estamos colocando é que os alunos de escola pública de baixa renda também sejam custeados. Não é só colocar recursos para o setor empresarial. É colocar, mas com qual finalidade? Volta o quê para a população? No caso, estamos apresentando essa possibilidade do projeto voltar e que seja reformulado e retorne para a Câmara com esses pontos que nós estamos apresentando, que é a ampliação do subsídio e que inclua os alunos de escolas públicas que tenham gratuidade no sistema de transporte”, acrescentou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional