Reeleito governador de Minas, Zema diz que “muito provavelmente” apoiará Bolsonaro no 2º turno
Segundo o gestor do Novo, as conversas estão adiantadas e a decisão sairá em mais “um ou dois dias”
O governador reeleito de Minas Gerais no primeiro turno, com mais de 6 milhões de votos, Romeu Zema (Novo), voltou a criticar o PT e afirmou, nesta segunda-feira (3), que “muito provavelmente” vai apoiar Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da disputa entre o atual presidente e o ex, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Zema criticou as gestões passadas de governos petistas – em Minas Gerais sob Fernando Pimentel, e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) – para justificar sua escolha de votar em Bolsonaro. O apoio ainda não é formal, mas, segundo o governador de Minas, as conversas estão adiantadas e a decisão sairá em mais “um ou dois dias”.
“Sabemos que, no passado, o PT em Minas Gerais foi uma grande tragédia, foi uma das gestões mais desastrosas que o estado já teve. Como sou mineiro e senti na pele esse desastre, de 2015 a 2018, tenho obrigação de combater um governo que já causou danos enormes”, disse Zema.
“Eu venho do setor privado e sei mais do que ninguém o desastre que o PT provocou em 2015 e 2016, com mais de 10 milhões de desempregados”, reforçou o empresário, que entrou na política em 2018.
Zema ressaltou que seu principal objetivo é “combater o PT” e, apesar de não estar 100% alinhado ao presidente, quer evitar “que o desastre do passado se repita”.
“Não que eu concorde totalmente com as pautas do Governo Federal, mas estarei, muito provavelmente, ao lado do presidente Bolsonaro. O brasileiro que tem a memória boa sabe que o governo Dilma foi uma tragédia, com a maior recessão e inflação da história”, pontuou.
O governador mineiro, principal nome do Novo, fará campanha a Bolsonaro a despeito de alguns comportamentos com os quais diz não concordar.
Questionado sobre a cruzada de Bolsonaro contra o sistema eleitoral e os ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ele reconheceu que o presidente “às vezes exagera na eloquência” e “vai para o lado da agressividade”. No entanto, o que Zema diz mais temer é o PT, que “age na surdina”.
Se este cenário se confirmar, Lula fica sem palanque para o segundo turno em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país. No primeiro turno, o petista foi o presidenciável mais votado no estado, com 5.802.571 de votos (48,29%), resultado bastante similar ao nacional. Bolsonaro recebeu 5.239.264 de votos (43,60%).
Zema evitou se envolver na disputa nacional durante a sua campanha, enquanto seu adversário, Alexandre Kalil (PSD), adotou outra estratégia e colou a sua imagem a Lula. O palanque formal de Bolsonaro no estado era Carlos Viana (PL), mas o chefe do Executivo flertou com Zema em declarações. Disse, por exemplo, em live no fim de setembro, que o governador do Novo fez um “bom trabalho”.
Logo após a definição de que haveria segundo turno, após a apuração dos votos no domingo (2), Bolsonaro disse que conversaria com Zema.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional