Protesto contra Bolsonaro reúne 30 mil pessoas em Salvador, segundo organizadores
Mais de 30 municípios baianos realizam manifestações pelo impeachment do presidente
Milhares de baianos se manifestam nas ruas do Centro de Salvador, neste sábado (2), para pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O maior ato realizado até agora na capital acontece do Campo Grande à Praça Castro Alves, reunindo – de acordo com os organizadores – cerca de 30 mil pessoas, entre militantes de partidos de esquerda, entidades e sociedade civil.
A mobilização, de caráter nacional, foi convocada por partidos majoritariamente de esquerda, como PT, PSOL, PCdoB, PSB, PDT e PV.
O ato na capital baiana começou por volta das 9h30. Há bandeiras e cartazes com frases chamando o presidente de “genocida” e “corrupto”.
Mais de 30 cidades baianas realizam atos pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro, neste sábado. Partidos de esquerda, em conjunto com centrais sindicais e movimentos populares, também protestam contra a condução do presidente na pandemia, que vitimou quase 600 mil pessoas no Brasil.
Os manifestantes reivindicam agilidade na vacinação e protestam contra os atos antidemocráticos de Bolsonaro, além de exigir o retorno do Auxílio Emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia.
Há protestos em cidades como Alagoinhas, com manifestação na Praça Rui Barbosa; Amargosa, na Praça dos Correios; Camaçari, no Condomínio Moradas do Sabiá; Ilhéus, na Praça Cairu; e Irecê, na Praça do DERMI; dentre outros municípios de diversas regiões do estado.
Já nas cidades de Cícero Dantas, Itapetininga, Morro do Chapéu, Santa Maria da Vitória e Teixeira de Freitas, os atos serão realizados àtarde.
De acordo com organizadores, o número de cidades que se somou às mobilizações neste sábado é superior ao do último ato, em 7 de setembro, quando foram realizadas manifestações em cerca de 20 municípios.
Responsável também pela volta da inflação, com consequências diretas no aumento do preço dos alimentos, a gestão de Jair Bolsonaro é avaliada como péssima para 53% dos brasileiros, segundo pesquisa Ipec, divulgada no último dia 22.
O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, atribuiu o crescente descontentamento da população à condução desastrosa do presidente da República.
“Bolsonaro está há mil dias à frente do Governo Federal e nada fez para melhorar a vida do povo. Pelo contrário, é desemprego, inflação, fome e vidas perdidas pela incompetência e desumanidade do presidente”, pontua.
Políticos na Paulista
Assim como nas primeiras quatro manifestações pelo impeachment de Bolsonaro realizadas na Bahia, nos meses de maio, junho, agosto e setembro, a recomendação dos organizadores foi pela adoção de medidas de segurança sanitárias, como manter o distanciamento social, utilizar máscaras de proteção e álcool em gel para evitar contaminações.
Segundo os organizadores das manifestações deste sábado, há protestos confirmados, além de Salvador, em mais de 250 cidades brasileiras e em 16 países.
As principais lideranças políticas, além de artistas, devem se concentrar na Avenida Paulista, região central de São Paulo, a partir das 13h (confira aqui).
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional