Professora de Salvador é intimada por ‘esquerdismo’ e ‘doutrinação feminista’
A aluna, que apresentou queixa, estaria incomodada com os temas relacionados a questões de gênero, machismo
Dentro da sala de aula, um professora do Colégio Estadual Thales de Azevedo, localizado no bairro do Costa Azul, em Salvador, recebeu uma intimação para depor na Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente.
O caso aconteceu na terça-feira (16), após denúncias de que os conteúdos de suas aulas de ciências humanas estariam “enviesados”.
No documento, a professora era acusada de ensinar pautas de cunho “esquerdista” , com linguagens de “doutrinação feminista” e também de “ferir a liberdade de cátedra e a autonomia pedagógica, princípios constitucionais fundamentais”.
A aluna, que apresentou queixa, estaria incomodada com os temas relacionados a questões de gênero, machismo, assédio, racismo e diversidade, abordados pela professora no Colégio segundo ela.
A direção do colégio repudiou a ação, por meio de nota, justificando que a “intimação policial direcionada à professora censura seu exercício laboral e afronta todo o corpo docente”.
Indignação
O caso indignou políticos baianos, a exemplo da deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA), que repudiou veementemente o fato.
“Fui surpreendida com essa notícia absurda de que uma aluna teria denunciado uma professora por conteúdo esquerdista. Isso é inadmissível e é contra a Constituição Federal. É contra a liberdade de o professor defender suas opiniões em sala de aula e, principalmente, passar os conteúdos de suas matérias. É isso que eles querem fazer no Brasil: uma divisão e uma atitude de um Estado policialesco e de censura”, ressaltou Lídice.
Ainda fazendo uma reflexão sobre o ocorrido, a deputada deixou claro que é preciso banir a censura de todos os ambientes, inclusive o escolar. Para ela, é importante fazer os alunos terem senso crítico, abolirem atitudes preconceituosas e, por consequência, se tornarem cidadãos melhores e mais humanos.
“Nós dizemos não a essa atitude! E dizemos sim à liberdade, à democracia no Brasil e, por isso, Fora Bolsonaro e sua gente com a escola dita ‘sem partido’, que é uma escola ideológica, com partido de extrema direita”, declarou a parlamentar.
Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) repudiou a intimação feita pela polícia. A edil, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia do legislativo municipal, informou que irá reunir o colegiado para discutir o fato, considerado por ela como absurdo e inaceitável.
“Essa circunstância fere gravemente a liberdade de expressão e o direito de cátedra, princípios garantidos na Constituição Federal. É um absurdo que estejamos vivendo essa situação no Brasil e principalmente em Salvador e na Bahia, onde sempre pautamos a democracia e a liberdade de ensino como primordiais. Como dizia o educador Anísio Teixeira a escola deve ser a máquina de fazer democracia”, disse.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional