Primeira sessão ordinária na AL-BA dura apenas 52 minutos
Apenas 11 deputados estaduais compareceram na sessão que foi comandada pelo vice-presidente Zé Raimundo (PT)
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizou, nesta segunda-feira (5), a primeira sessão ordinária após a reabertura dos trabalhos da 20ª Legislatura, que aconteceu na última quinta (1º). A sessão durou apenas 52 minutos, não contou nem com o presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), e foi comandada pelo vice-presidente Zé Raimundo (PT).
Apenas 11 deputados estaduais compareceram à sessão, que foi encerrada logo após o pequeno expediente, que contou com os discursos de Leandro de Jesus (PL), Diego Castro (PL), Olívia Santana (PCdoB), Maria Del Carmen (PT), Alan Sanches (União Brasil) – líder da oposição -, Fabíola Mansur (PSB), Hilton Coelho (Psol) e Zó (PCdoB). Ivana Bastos (PSD) e Pablo Roberto (PSDB) também estiveram presentes, mas não se pronunciaram.
Nos discursos, os parlamentares falaram sobre segurança, investimentos no Carnaval, infraestrutura urbana e energia renovável. O ponto alto foi a repercussão da fala do presidente Lula (PT) que gerou polêmica ao dizer que “afrodescendente gosta de um batuque” para uma jovem negra durante discursos na sua visita à fábrica Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP). O bolsonarista Diego Castro cobrou da governista Olívia Santana sua defesa à jovem, o que acabou gerando um pequeno bate-boca entre eles e Hilton.
Ainda no pequeno expediente, o líder Alan Sanches chamou a atenção sobre a reinstalação das dez comissões permanentes e uma comissão especial para que o andamento dos projetos na Casa possa prosseguir. O Regimento Interno prevê a composição e instalação das comissões técnicas até a realização de três sessões ordinárias, pois os colegiados são extintos ao final de cada ano.
No entanto, como se trata de uma complicada negociação política, na prática, o prazo é dilatado, já que as lideranças precisam definir internamente os nomes dos integrantes da comissão especial de Desporto, Paradesporto e Lazer, e de cada uma das dez comissões permanentes (Constituição e Justiça; Finanças, Orçamento Fiscalização e Controle; Agricultura e Política Rural; Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho; Direitos Humanos e Segurança Pública; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos; Saúde e Saneamento; e Direitos da Mulher).
É através desses colegiados técnicos que os deputados examinam todos os projetos em tramitação antes da apreciação em plenário. Ali realizam estudos, audiências públicas e debatem temas de interesse da sociedade. As comissões funcionam como elo direto do Parlamento com o povo baiano e órgãos da sociedade.
Membros de comissões
A distribuição dos membros em cada um dos 11 colegiados é feita de acordo com a proporcionalidade partidária. As comissões são formadas por oito integrantes titulares e quatro suplentes, sendo a proporção de cinco do bloco governista, dois do bloco oposicionista e um do bloco independente. Entre os suplentes, duas vagas são da bancada do governo, ficando oposição e independente com uma cadeira, cada.
As indicações dos membros são feitas pelos líderes dos blocos, dentro da proporcionalidade, e publicados no Diário Oficial do Legislativo. Depois, os integrantes de cada comissão se reúnem, para eleger, pelo voto secreto, presidentes e vices (ainda dentro da proporcionalidade), definir data e horário das reuniões semanais – não coincidentes com o horário de funcionamento ordinário do plenário – e traçar o cronograma de trabalho. O Regimento Interno prevê que essa escolha ocorra até seis dias após a publicação dos nomes dos integrantes de cada colegiado.
Caso se esgote o período previsto sem que as indicações estejam realizadas, por algum tipo de impasse de ordem política, o plenário pode fazer as indicações através de votação secreta para cada colegiado, suprindo a representação do partido eventualmente omisso preenchendo as vagas.
Leia também:
Adolfo diz que mesmo com os “discursos fortes” e “obstruções”, deputados estarão juntos em prol dos baianos
Após críticas da oposição, Jerônimo diz ter ido à AL-BA de “espírito aberto”
Jerônimo diz que vai “sentar e dialogar” com deputados da oposição sobre emendas: “Não tem negócio de fechar a porta não”
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional