Presidente da Antra avalia eleição de deputadas trans para o Congresso: “Resposta ao conservadorismo”
Keila Simpson destaca o feito de Erika Hilton (PSOL-SP), eleita com 256 mil votos, e Duda Salabert (PDT-MG), com pouco mais de 208 mil
Pela primeira vez na história, o Congresso Nacional contará com parlamentares transexuais, em função da eleição de Duda Salabert (PDT), em Minas Gerais, e Erika Hilton (PSOL), em São Paulo. O fato foi comemorado pela presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Keila Simpson, em entrevista ao Portal M!. Na avaliação dela, a eleição das duas é uma “resposta ao avançar do conservadorismo”, e é um fato muito significativo.
A deputada federal eleita Erika Hilton foi uma das dez mais votadas no estado de São Paulo, com 256.903 votos. Já Duda Salabert foi a terceira mais votada em Minas Gerais, com 208.332.
“São candidaturas altamente significativas porque, pela primeira vez, essas meninas rompem a barreiras dessas violências da misoginia e do machismo, e conseguem se eleger para uma cadeira no Congresso. Essa eleição delas é uma resposta, de fato, ao avançar do conservadorismo e da violência”, destacou Keila.
A presidente da Antra ressaltou ainda, que a eleição de ambas se deu a partir de dificuldades nas suas localidades, e destacou que elas se elegeram de forma “bem resistente”. Keila acredita ainda que o feito alcançado por elas deflagra um processo em que não há “possibilidade de recuo”.
“A cada eleição, vão aparecer mais pessoas querendo votar e se eleger, e nós estaremos no apoio ao mandato, vamos estar juntos nesse processo. Foi assim desde o início, e nada veio de graça. Então, compreendemos o processo que está em curso, que está posto, das dificuldades que enfrentarão por serem as primeiras, dos problemas que enfrentarão pela formação de Congresso, mas elas estão cientes de tudo isso”, apontou.
Outro ponto destacado por Keila é a preparação de Duda e Érika para a atuação no Congresso. Na avaliação da presidente da Antra, elas estão prontas para desempenhar um bom papel.
“Elas são muito experientes nas suas atuações, vêm de mandatos de vereadoras, além de acumularem experiência da atuação nos movimentos sindicais. Isso também serviu para elas se empoderarem no campo político, e temos uma perspectiva de que sejam mandatos bem impactantes”, projetou.
O Congresso também ficou perto de ter uma terceira deputada federal transexual eleita neste ano por Pernambuco, onde Robeyoncé Lima (PSOL) recebeu 80 mil votos, número superior a seis deputados eleitos.
A candidata não conseguiu uma das 25 vagas porque a federação Rede/PSOL não somou votos suficientes para eleger dois candidatos. Com isso, a advogada se tornou suplente.
“Houve outras votações expressivas e que impactaram, a própria Robeyoné em Pernambuco, que teve boa votação. São votos que não vieram apenas da população LGBT, mas que foram definidos em muitas perspectivas em todas as áreas das comunidades”, ressaltou Keila Simpson.
Deputadas estaduais
Além dos cargos alcançados no Congresso, a presidente da Antra também destacou a eleição para assembleias estaduais. As vagas foram conquistadas por Linda Brasil (PSOL), em Sergipe; Dani Balbi (PCdoB), no Rio de Janeiro; e Carolina Iara (PSOL), em São Paulo, que é codeputada do mandato coletivo Bancada Feminista.
“Isso vai juntando, cada vez mais, possibilidades de outras pessoas adentrarem nas Casas Legislativas. Vai se reverter em muitas possibilidades de candidaturas nas eleições municipais, que é acompanhado por esse processo de crescimento de participação política, dessa política partidária em que as pessoas trans estão entrando de cabeça, e que é uma via que não terá volta, será ampliada”, apostou.
Atuação no Congresso
Por fim, Keila Simpson falou sobre como se dará a atuação de ambas no Congresso e apontou que, embora vá haver dedicação às causas LGBTQIAP+, elas não estarão legislando apenas para a “bolha”.
“Elas não foram eleitas só por esse segmento, mas por uma parcela significativa da sociedade. Quando estiverem operando no Parlamento, vão se voltar aos problemas da comunidade, para oferecer respostas à sociedade das condições que cada um tem, e que cada espaço vai propor. Foi nessa bandeira que se elegeram, para fazer seus trabalhos. Essa atuação delas, sem dúvida, vai para além do segmento LGBT”, observou.
Perguntada se o resultado das urnas é um indicativo de que a sociedade quer ver as pessoas trans ocupando a política, Keila ressaltou que chegou o momento de compreender que essa população quer ocupar esses espaços.
“Que os mandatos possam refletir também novas perspectivas, de outras pessoas se candidatando, e a sociedade vai se modificando nesse processo de emancipação que as pessoas estão experimentando agora no Parlamento e consequentemente, na modificação da sociedade”, disse a presidente da Antra.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional