Policial atira durante carreata de deputado do PT e é preso em Minas Gerais
Suspeito afirmou que disparou para cima por ter se “sentido ameaçado”; deputado Paulo Guedes aponta “intolerância política”
O deputado federal e candidato à reeleição, Paulo Guedes (PT-MG), afirmou que o veículo em que estava participando de uma carreata foi alvo de disparos de arma de fogo na noite de ontem (25), durante carreata em Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais. O suspeito de ter disparado é o policial militar Dhiego Souto de Jesus, de 30 anos, que não estava em serviço na ocasião.
Em depoimento à polícia, o policial assumiu a autoria dos disparos e disse que atirou para cima ao “se sentir ameaçado por integrantes da carreata que cercaram o veículo em que estava”. O policial também revelou que uma pessoa que estava com ele no carro havia gritado “Bolsonaro” ao passar pelo evento político.
O boletim de ocorrência foi feito pela Polícia Militar nesta segunda-feira (26). O disparo teria sido feito numa avenida na região central de Montes Claros. Dhiego de Jesus foi preso em flagrante e levado para a unidade da Polícia Federal (PF) da cidade. O autor dos disparos foi solto depois de pagamento de fiança. A corporação é a responsável pela investigação de crimes que tenham relação com as eleições.
A ocorrência foi registrada pela polícia como “disparo de arma de fogo para impedir o exercício de propaganda”. Na ocasião, foram apreendidos a arma do policial, uma pistola Taurus G2C calibre 9 mm, 8 cartuchos de munição, o carregador da arma e seu celular. Dhiego Jesus foi autuado por crime eleitoral e disparo de arma de fogo em via pública. Em nota, a PF disse que continuará a investigação “para apurar as circunstâncias que envolvem o fato”.
Em nota, a Polícia Militar de Minas Gerais disse que o policial foi preso logo que a corporação teve conhecimento dos fatos. “A PM-MG informa, ainda, que tomou todas as medidas legais e a Corregedoria da instituição acompanha o caso”. Também em nota, a Polícia Civil mineira afirmou que a ocorrência foi direcionada para a PF “conforme competência de atuação definida em Lei”.
Conforme o boletim, uma sargento da PM foi abordada pelo deputado Paulo Guedes. O congressista afirmou que uma pessoa teria disparado durante a carreta política que participava. “Alguns apoiadores teriam abordado o autor do disparo. Diante das informações, todos envolvidos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Federal, sendo individualmente ouvidos”, diz o documento.
Em entrevista, o deputado disse que o tiro foi feito em direção ao carro de som. Em cima do veículo estavam Paulo Guedes e outras 4 pessoas, segundo o congressista. “Ele deu um tiro em direção ao carro de som em que eu estava, na avenida central da cidade. Ele passou ao lado do trio, sacou a arma, atirou”, afirmou. Segundo o deputado, o tiro foi dado a uma distância de 4 metros. O carro de som foi levado para perícia.
Guedes disse que não foi possível ver se a bala atingiu o veículo. Ele classificou a ocorrência como “intolerância política”. “Eu nunca vi. Fui vereador por 3 mandatos, deputado estadual por 3 mandatos, deputado federal, nunca vi uma campanha com tanto ódio, é um negócio horroroso que essa turma do Bolsonaro consegue impregnar na cabeça das pessoas”, declarou.
Ao ser ouvido pela polícia, o soldado Dhiego de Jesus, autor do disparo, disse que passou pela carreata e que não identificou o partido que organizava a atividade. Ele estava no banco do carona, e um amigo conduzia o veículo. Também afirmou que uma amiga, que estava no banco de trás, gritou “Bolsonaro” ao passar pelo comício.
Depois do grito, segundo o registro do seu depoimento registrado no boletim de ocorrência, três pessoas de moto fecharam o carro. Dhiego se assustou “com medo de estarem armados, por terem colocado a mão na cintura”, e efetuou “um disparo de arma de fogo para cima, momento que os indivíduos abriram o trânsito e o declarante conseguiu sair do local”.
“Perguntado, afirmou que o disparo não foi em direção à carreata, e também não foi em direção a nenhuma pessoa presente no local”, diz trecho do boletim.
A equipe de comunicação do candidato afirmou que o homem fugiu depois dos disparos, mas foi perseguido por um dos carros que participava do evento. Em seguida, eles seguraram o suspeito até a Polícia Militar chegar e realizar a abordagem.
*Com informações do Poder 360
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional