Polícia Federal vai à Câmara, mas Daniel Silveira se nega a colocar tornozeleira eletrônica
Ministro Alexandre de Moraes, que ordenou a medida, determinou multa diária de R$ 15 mil ao deputado pelo descumprimento
O superintendente da Polícia Federal no Distrito Federal, Victor Cesar Carvalho dos Santos, e agentes da corporação foram à Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (30), tentar colocar tornozeleira eletrônica no deputado Daniel Silveira (União Brasil-RJ), mas acabaram deixando o local sem cumprir a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Fedral (STF).
O deputado tem se recusado a aceitar a medida e busca usar a Câmara como escudo. Ele dormiu nas dependências da Casa na madrugada desta quarta.
Ao delegado e aos policiais foi entregue um documento do próprio Daniel Silveira dizendo que ele não cumpriria a ordem do ministro do STF. Sem a autorização formal do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), os policiais deixaram o local e comunicaram o fato a Moraes.
Em resposta, o ministro definiu multa diária de R$ 15 mil caso o deputado Daniel Silveira (RJ) continue se recusando a ser monitorado por tornozeleira eletrônica.
Moraes também ordenou que o Banco Central bloqueie as contas bancárias ligadas a Silveira para garantir o pagamento da multa, caso ela se materialize.
O ministro do STF determinou ainda que o presidente da Câmara, Arthur Lira, “indique dia, horário e local para a efetivação do monitoramento eletrônico do réu Daniel Silveira” e adote as providências para garantir o pagamento de eventual multa, descontando o valor diretamente nos vencimentos do parlamentar.
Apelo ao ministro
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), foi à Câmara e disse que fazia uma apelo a Alexandre do Moraes para que voltasse atrás em sua decisão.
“Minha fala aqui hoje é de apelo em especial ao ministro Alexandre Moraes, que possa tocar nele, o seu coração, o bom senso, o senso de Justiça”, declarou.
“Não é possível que um parlamentar, que, usando suas prerrogativas, que expresse sua opinião, esteja passando pelo que ele está passando, sendo tratado um marginal, sendo tratado como um sequestrador, um assaltante, um estuprador”, completou.
“Se coloca a tornozeleira, está acabando com o Legislativo, é letra da lei”, reforçou Silveira. Horas antes da chegada da PF à Câmara, Arthur Lira havia defendido a inviolabilidade da Casa.
Líderes de algumas das principais bancadas da Câmara defendem o cumprimento da decisão do Supremo e avaliam que não cabe ao Legislativo questioná-la ou apreciá-la em uma votação. Mas compartilham da visão de Lira de que a inviolabilidade da Câmara precisa ser respeitada.
Na noite desta quarta, o advogado de Daniel Silveira, Paulo Faria, pediu ao STF que retirasse da pauta o julgamento do deputado. Segundo ele, há recursos que devem ser julgados à frente, sob risco de o processo ser anulado.
* Com informações da Folha de S. Paulo e do Portal G1
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional