Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão na casa de Ibaneis Rocha
Governador afastado do DF é investigado em inquérito que apura a conduta de autoridades na invasão às sedes dos Três Poderes
A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (20) cinco mandados de busca e apreensão contra o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-secretário executivo da Segurança Pública do DF, Fernando de Souza Oliveira. A ação ocorre a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Os dois são investigados no inquérito do Ministério Público Federal que apura a conduta de autoridades durante a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro.
A defesa de Ibaneis Rocha informou que as buscas serão “a prova definitiva da inocência” do governador afastado. Afirma ainda que a decisão de busca é “inesperada”, e que Ibaneis sempre agiu de “maneira colaborativa” diante da investigação.
Já a defesa do ex-secretário diz que ele já havia entregue o telefone para a Polícia Federal e que o investigado “confia na Justiça”. Afirma também que as investigações “apontam para sua inocência”.
O pedido de buscas contra Ibaneis e Fernando Oliveira foi assinado pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR, e foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O objetivo dos procuradores é recolher evidências que ajudem a esclarecer por que essas autoridades deixaram de tomar providências efetivas para evitar as ações de vandalismo. Os investigadores cumprem mandados no Palácio do Buriti, sede do governo em Brasília, no escritório de advocacia e na casa do governador e na Secretaria de Segurança Pública, além da residência do ex-secretário da pasta.
“Governador não é onisciente”
Ibaneis Rocha permanecerá afastado por 90 dias do comando do Governo do DF após decisão inicial de Moraes, que posteriormente foi mantida em votação no plenário do STF, por nove votos a dois.
Após o início da ação dos investigadores, a governadora em exercício, Celina Leão (PP), cancelou uma agenda pública. Ela iria ao encerramento de um projeto social na Estrutural.
Alberto Toron, advogado de Ibaneis Rocha, afirmou que o governador afastado não foi conivente com atos golpistas no dia 8 de janeiro e também que houve sabotagem.
“Não é o fato de a pessoa ser governador que automaticamente a coloca como alguém onisciente das coisas. Houve claramente um processo de sabotagem. Não digo isso apenas por conta de alguns policiais confraternizando, mas é preciso lembrar que faltou efetivo. Não é o governador que cuida de botar 300 ou mil policiais na rua, esse é um problema da Secretaria de Segurança Pública”, argumenta.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou que vai analisar o cumprimento do mandado de busca e apreensão feito no escritório de Ibaneis. De acordo com a instituição, há leis que estabelecem o modo que o procedimento deve ser feito nesse tipo de estabelecimento.
“O Conselho Federal da OAB prestará todo o suporte à OAB-DF e atuará em conjunto no caso para assegurar o respeito às prerrogativas da profissão”, disse o texto.
Além disso, a OAB informou que vai analisar os termos da operação e que vai “enfrentá-la”, caso sejam “constatadas violações de prerrogativas da advocacia”.
* Com informações dos portais UOL e G1
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional