Pinheiro defende que governo federal antecipe três parcelas do FPE e FPM e Senado aprove resolução para estimular economia

Para o secretário, é preciso colocar o dinheiro para circular dentro do país. E, para isso, é fundamental o empenho do governo federal


Vixe d-flex me-2
Osvaldo Lyra 27/03/2020 15:19 Política
O ex-senador e atual secretário de Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, defendeu nesta sexta-feira (27) que o governo federal antecipe três cotas do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para governos e prefeituras, além de determinar o uso dos recursos da merenda escolar para compor um auxílio bolsa ou alimentação das famílias mais desassistidas do país. 
 
Pinheiro disse que o pagamento da dívida federal é necessária, mas que o melhor agora é disponibilizar  recursos para a economia que está em queda livre. “Quem da população vai pagar dívidas, se não recebeu nada?”, questiona devido ao dinheiro não estar circulando. 
 
Diante do cenário de caos e incertezas do mercado, o titular da Seplan disse que o Senado deveria se articular para aprovar um Projeto de Resolução contendo medidas para atenuar esse momento de crise, gerado pela pandemia. “O Projeto de Resolução é votado só no Senado e é justamente para questões de ordem tributária e financeira, com incidência nas contas públicas e caixas de tesouros”, explicou Pinheiro. Dentro dessa perspectiva, ele sugeriu ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM), uma proposta de Resolução com quatro tópicos principais. Pinheiro discute o assunto com o senador Otto Alencar (PSD) desde o dia 18 de fevereiro. 
 
“A ideia é que sejam concedidos empréstimos com o aval da União. Tem que ser disponibilizados recursos adicionais para a Saúde; que seja feita uma mudança da Lei Mansueto e ainda que seja providenciada a abertura emergencial de crédito para governos e prefeituras”.
 
Outro ponto defendido por Pinheiro é na Previdência. “Utilizei numa MP (Medida Provisória) da renegociação de dívidas rurais, para municípios com seca prolongada. A ideia da Lei Mansueto é incorporar no projeto de Resolução. A dívida, como disse, é bom, mas creio que o parcelamento terá que ser por Projeto de Lei ou iniciativa do Executivo”, pontua.
 
Para o secretário, o melhor é a liberação de crédito, “antecipação de receitas como o FPE, ainda que no final discutamos se foi antecipação ou a fundo perdido”. E completou: “Temos que colocar o dinheiro para circular dentro do país. E, para isso, é fundamental o empenho do governo federal.”

 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional