Partidos de esquerda discutem entraves para formação de Federação Partidária
Evento on-line acontece nas próximas segunda (31) e terça-feira (1º)
Com o objetivo de discutir as necessidades e desafios da chamada Federação Partidária, partidos como PSB, PCdoB, Rede, PSOL, PT e PV farão, nas próximas segunda (31) e terça-feira (1º), um encontro virtual no qual vão debater os principais temas relativos à questão.
O evento, nos dois dias, vai começar às 19h e terá transmissão através do YouTube e do Facebook das seis siglas. Na segunda-feira (31), participarão do evento, entre outros, Walter Sorrentino (PCdoB), Sérgio Carneiro (PV), Franklin Oliveira(PSOL), Zulu Araújo(PSB) e Iaraci Dias (Rede).
Já no segundo e último dia do encontro estarão nomes como Paulo Teixeira (PT), a deputada federal Lídice da Mata (PSB) e o secretário estadual de Trabalho, Renda e Emprego, Davidson Magalhães (PCdoB).
Obstáculos
A discussão sobre as federações partidárias passa por alguns obstáculos. Conforme a coluna Vixe! desta semana, a decisão recente do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, de que as federações partidárias devem obter registro de estatuto até seis meses antes das eleições, mesmo prazo para que qualquer legenda esteja registrada e apta a lançar candidatos, tem deixado os presidentes de partidos com o cabelo em pé não só na Bahia, como em todo o país.
O ministro não viu inconstitucionalidade na lei que permite que duas ou mais legendas se aglutinem, como se fossem uma única agremiação. No entanto, pela norma, a união deve ser estável, com duração de ao menos quatro anos, e cumprir as regras do funcionamento partidário.
O processo de formação, por outro lado, tem sido visto por muitos políticos como uma burla à cláusula de barreira. A união dos partidos não poderá ficar limitada apenas à campanha eleitoral, como é o caso das coligações.
Os partidos que se unirem deverão permanecer em conjunto pelos quatro anos, o que engloba também a eleição municipal de 2024 para prefeitos e vereadores.
Nas coligações, os partidos se uniam apenas para disputar a eleição e em acordos que variam de estado para estado. Abertas as urnas, eles não tinham nenhum compromisso entre si. Já nas federações, os partidos que a compõem são obrigados a atuar de forma conjunta e verticalmente.
Sanções
Segundo o especialista em Direito Eleitoral, Ademir Ismerim, o partido que se desligar da federação antes do tempo mínimo previsto na Resolução “ficará sujeito à vedação de ingressar em federação, de celebrar coligação nas duas eleições seguintes e, até completar o prazo mínimo remanescente, de utilizar o fundo partidário”.
O advogado diz ainda que, na hipótese de desligamento de um ou mais partidos, a federação continuará em funcionamento, sem prejuízo à sua participação na eleição seguinte, desde que nela permaneçam dois ou mais partidos.
Ismerim diz também que a sigla que se desligar da federação “até seis meses antes da eleição poderá dela participar isoladamente, sem prejuízo da aplicação das sanções previstas na legislação”.
Negação
Por mais que os partidos nos estados emitam suas opiniões, quem, de fato, está negociando esse novo mecanismo eleitoral são os dirigentes nacionais das legendas.
Na Bahia, por exemplo, o vereador de Salvador, Andre Fraga (PV), é totalmente contrário à formalização da federação da legenda com outros partidos de esquerda, como o PT e o PCdoB.
Em dezembro, a cúpula do Partido Verde aprovou a criação da federação com o PSB e os comunistas. Minoria dentro do partido, Fraga diz que o PV precisa ampliar o diálogo e avançar na composição com ACM Neto.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional