“Os problemas da Bahia são os problemas do Brasil”, aponta Lídice sobre dificuldades de Jerônimo e Lula

Na reflexão da ex-senadora, os mesmos problemas enfrentados na amplitude da Bahia também são encontrados em Salvador


Vixe d-flex me-2
redacao 08/11/2022 16:25 Política

O novo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o também eleito presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, têm sido alvos de críticas por uns e sinal de esperança para outros. Do lado positivo, há quem veja nos petistas símbolos de renovação [por parte de Lula depois da gestão de Jair Bolsonaro] e de continuidade [do lado de Jerônimo após o governo de Rui Costa]. Porém, o peso da responsabilidade está sobre o ombro de ambos, uma vez que, na Bahia, a legenda já governa há 16 anos, e no federal, além de série de escândalos, Lula chamou para si a demanda de ‘mudar o país’.

No cenário estadual, a campanha de ACM Neto (União Brasil) tem despertado a população, com a afirmação de desgaste político, para problemas há muito tempo existentes, como saúde, segurança pública e geração de emprego e renda. Não muito diferente, acontece no âmbito nacional, uma vez que o novo governo está debaixo de olhos atentos de uma bancada formada, em sua maioria, por bolsonaristas. Na avaliação de Lídice da Mata (PSB), os problemas que ecoam na Bahia são reflexos do cenário nacional.

“Os problemas da Bahia são os problemas do Brasil. Temos uma sociedade pobre na qual há um domínio de grupos criminosos, tráfico de drogas, armas e seres humanos. E no Brasil, por ser uma sociedade mais pobre, isso é atenuado”, disse a parlamentar em entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no programa Nova Manhã da rádio Nova Brasil FM, desta terça-feira (8).

Na reflexão da ex-senadora, os mesmos problemas enfrentados na amplitude da Bahia são encontrados em Salvador, que é uma grande metrópole. Para ela, nenhum governo consegue combater todas as dificuldades, mas em parte.

“A Bahia tem problemas assim como Salvador tem problemas. Todo governo tem desafios enormes a superar. Um governo se dá como positivo por apresentar soluções em algumas áreas porque ninguém consegue superar todas. O bom gestor é aquele que sabe superar, dentro de uma meta, os desafios essenciaias”, pontuou Lídice.

Brasil e o Nordeste

Com a vitória de Lula sobre Bolsonaro (PL), muitos dos seguidores das ideologias de extrema-direita têm disparado críticas e, até ataques xenofóbicos, contra a região Nordeste do Brasil, uma vez que o petista teve vantagem de folga entre os estados. Só no Piauí, foram 74,25% dos votos. A Bahia ficou em segundo lugar com 69,73%.

“Há um entendimento errado da mídia nacional e de algumas frentes políticas que acham que investir no Nordeste é um problema, muito pelo contrário, investir no Nordeste será bom para a economia nacional. Hoje, com a discussão de crise climática, somos um dos maiores produtores de energia limpa do Brasil”, disse a deputada federal.

“O Nordeste é rico com uma possibilidade de produção eólica e solar e nós estamos fazendo uma revolução do ponto de vista energético, uma vez que o mundo ainda depende do petróleo. Neste ponto de vista, o Nordeste é essencial para o Brasil e para mundo”, completou.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento do Estado (SDE), a matriz elétrica da Bahia recebeu em abril deste ano a contribuição de 73% da fonte eólica, equivalente a 73% Em seguida veio a fonte hidráulica com 17%, solar (5%) e térmica (5%).

O estado baiano é ainda líder na geração nacional tanto de energia eólica (33,88%), quanto de solar (30,26%). Juntas, as duas fontes criaram 130,6 mil empregos em toda a cadeia produtiva nos 271 parques eólicos e solares em operação, onde foram aplicados investimentos privados de R$ 29 bilhões. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

“Então é preciso parar de ter uma visão preconceituosa de um Nordeste pobre. Sim, temos indicadores sociais de que é uma região com pobreza mais grave do Brasil, mas temos um potencial de superação e já estamos fazendo isso”, enfatizou Lídice da Mata.

*Confira a entrevista na íntegra:

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional