Olivia Santana relata abordagem policial “aos berros” e com armas apontadas; confira vídeo

Em publicação nas redes sociais, parlamentar cobrou ao governador da Bahia as câmeras corporais dos PMs


Vixe d-flex me-2
redacao 01/05/2024 12:30 Política

A deputada estadual Olivia Santana (PcdoB) acusa a Polícia Militar da Bahia de ter feito uma abordagem truculenta contra ela e assessores na manhã desta quarta-feira (1º). Ela relatou que foi parada por policiais em uma viatura, aos gritos e com armas apontadas para o seu carro, enquanto passava pelo Vale das Pedrinhas.

Ao lado dos assessores, a parlamentar estava em um veículo preto quando ouviu a sirene. “Os policiais que estavam dentro da viatura com armas apontadas para o nosso carro gritavam, desce do carro, p*rra, desce do carro, p*rra, e a gente tomou aquele choque. Todo mundo com a mão na cabeça, a gente obviamente já encostou o carro e nós saímos com as mãos na cabeça e foi um negócio assim muito chocante, porque veio aquele tanto de arma e o policial em cima, fazendo questionamentos”, contou Olívia, em um vídeo nas redes sociais.

Segundo a parlamentar, em nenhum momento ela revelou que era deputada. “Eu levantei do carro e botei as mãos na cabeça, mas depois ele me reconheceu e mudou o tom da abordagem. Eu disse para ele que era um absurdo daquela forma, ele podia fazer diferente se era uma abordagem,” disse.

Olivia contou ainda que os policias se desculparam e disseram que o veículo preto era suspeito, pois eles tinham recebido uma informação de que havia uma ocorrência e que um carro dessa cor  estava em fuga.

“A sensação é que por um triz não tá todo mundo morto hoje, porque se o motorista nosso não entendesse que era com a gente e se ele continuasse, o nosso carro seria alvejado, era isso”, comentou.

Em tom de revolta, a deputada cobrou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) as câmeras nos fardamentos policiais.

“É preciso ter as câmeras no fardamento policial urgente, governador Jerônimo. É preciso mudar a forma de abordagem. Nós temos diversas testemunhas dessa situação. O policial passou a conversar conosco, pediu desculpas pelo ocorrido, mas eu quero aqui fazer esse registro. Eu não vou botar aqui uma filmagem sobre eles, eu ouvi a fala deles, ouvi o pedido de desculpas, ouvi que são todos negros, todos vieram de favela também, ouvi sobre o medo, mas eu quero falar sobre essa forma de capacitação dos nossos policiais, essa coisa altamente militarizada, como se estivéssemos numa guerra, que acaba fomentando esse clima de guerra, de violência”, pontou.

Olivia ressaltou a importância da adoção imediata de providências. “Uma das medidas que a gente mais luta, que a gente mais pede aos governos é que se coloque câmeras nas fardas dos policiais, nas viaturas, porque com certeza isso vai ajudar a pelo menos reduzir esse tipo de abordagem absurda, errada, que precisa ser superada”, afirmou.

Ainda através do vídeo, Olivia questionou sobre quantos negros e negras morreram sem ter a chance de explicar que não são bandidos. “Quantas pessoas negras não conseguiram explicar que não são marginais, que não são violentas, pessoas inocentes que morreram, e mesmo as pessoas envolvidas com o crime, que não tiveram sequer o direito a um processo, de responder pelos seus erros a partir do Código Penal, que foram sumariamente condenadas à morte,” ponderou.

“É preciso parar com essa máquina de guerra contra corpos negros, contra pessoas negras. O meu motorista é branco, mas eu e o meu colega que estamos aqui somos negros, dentro deste carro, num bairro popular, tido como um bairro suspeito. Foi a fala do policial. Segundo ele, um bairro que tem tráfico, tem marginais, que ele não podia adivinhar que nós não éramos”, enfatizou.

“Quero dizer que a maioria do povo que vive nas favelas são pessoas honestas e trabalhadoras. Olhar para essas pessoas como se todas fossem criminosas é um erro. Não pode ser assim. É por isso que todos os anos milhares de pessoas pretas são sumariamente assassinadas por forças de segurança pública. A gente precisa reverter essa lógica”, finalizou.

Confira o vídeo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Oli?via Santana (@oliviasantana_oficial)

 

Leia também:

Secretaria de Educação do Estado oferece serviços voltados ao trabalhador neste 1° de maio 

Estudantes e professores da rede estadual apresentam produções literárias na Bienal do Livro 

Secretaria das Mulheres do Estado realiza campanha ‘Oxe, me respeite!’ neste 1º de Maio 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional