“O meu maior desafio será a geração de emprego”, diz João Gualberto

O empresário foi eleito pela terceira vez prefeito de Mata de São João


Vixe d-flex me-2
redacao 17/12/2020 08:22 Política

O deputado federal e empresário João Gualberto (PSDB), eleito pela terceira vez prefeito de Mata de São João, região metropolitana de Salvador, diz que o resultado das urnas mostrou a confiança das pessoas nele e no seu governo. Para o tucano, o seu maior desafio será a geração de emprego e renda na cidade. “Mata de São João se consolidou como um destino turístico nacionalmente”.

“Os desafios são muito grandes. Eu falei para mim mesmo: eu não quero fazer mais do mesmo. O meu maior desafio, na verdade, será a geração de empregos em Mata de São João. Claro que vamos continuar avançando na educação, vamos continuar na infraestrutura, vamos continuar na saúde, mas isso é fazer mais do mesmo. Meu desafio é gerar emprego e renda que diretamente não depende muito do município. Eu quero ver a economia inovadora, então eu quero atuar muito na geração de emprego. Eu vou ficar muito feliz se eu conseguir melhorar muito esse cenário, levar empresas grandes e pequenas, ver como que faz pra elas crescerem”, disse ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, em entrevista no jornal A Tarde.

O empresário, que morou seis meses na Califórnia, onde segundo ele, “transpira inovação, criatividade”, aponta a educação como o principal avanço na cidade, conquistando inclusive o primeiro lugar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, na Bahia.

“O principal avanço foi inegavelmente a educação. Hoje mesmo recebemos um prêmio. Ficamos em primeiro lugar na Bahia. Então quem saiu do último lugar do IDEB para o primeiro lugar tem que comemorar. É ter 90% dos alunos no turno integral, o que não existe no Brasil. E só não terminou esse ano em 100% por causa da pandemia. No próximo ano vamos ter 100% em turno integral. E isso é vivido exatamente através do MEC, que mostra que nós temos o melhor IDEB da região metropolitana, na frente de Camaçari, São Francisco do Conde, os municípios ricos, que têm dinheiro, além de Salvador. Então, o grande avanço e o grande desafio é a educação”, pontuou.

Mata de São João se consolidou como um dos destinos turísticos mais visitados do Estado. Mas existe uma realidade muito diferente entre a Praia do Forte e a própria sede. Segundo Gualberto, Mata de São João tem que ser comparada com as cidades de Dias D’ávila, Pojuca, Catu, “que são realidades parecidas”.

“Quando você coloca Praia do Forte, que é um destino turístico conhecido mundialmente, que hoje tem muita segunda residência, não dá pra você comparar. Vamos comparar Praia do Forte e a sede, tem vários municípios no Brasil e no mundo que tem determinado destino que sobressai em cima do município, então não dá para se comparar. Você pode comparar até a unificação do município, eu acho que existe, mas a distância faz com que a geração de emprego no litoral não atinja muito a sede, por isso que esse vai ser um desafio maior”, afirmou.

“Mata de São João concorre com Simões Filho, para levar indústria, com polo CIA, o Centro Industrial de Aratu, e concorre com Camaçari. Salvador, Simões Filho e depois Camaçari. Então esse é nosso desafio, nós estamos a 60 km da capital, é um polo logístico. A gente leva desvantagem. Já busquei várias pessoas para levar para fazer um polo logístico, mas as pessoas preferem Simões Filho, Salvador, a BR, que começou com Pirajá basicamente, depois mais um pouquinho a BR, o Centro Industrial que tem vários terrenos, Camaçari, então esse é o polo logístico. A comparação da sede com o litoral não dá para você fazer, pois nós estamos comparando 30 mil pessoas com 2 mil pessoas, com uma comunidade muito pequena”, concluiu.

Por fim, João Gualberto, disse que sua candidatura a prefeito de Mata se deu por conta da pandemia. “Sem a pandemia, em situações normais, eu imaginava que ela poderia, eu não posso ser eternamente prefeito, então a pessoa poderia. Então, pode acreditar com 100% de convicção que eu só voltei a ser candidato com a pandemia”.

“A primeira vez que eu fui em Mata de São João esse ano foi em setembro. Eu fui para resolver o problema do título no dia 2 de abril e depois só voltei em setembro. Então eu não fiz pré-campanha, eu não fiz absolutamente nada. Do jeito que em 2004 teve um desafio muito grande, o município arrasado, agora não posso deixar a voltar o que era, e por isso fui candidato”, completou.

“Eu acho que o resultado des urnas mostra a confiança que as pessoas têm no nosso governo. Eu tive uma votação um pouquinho superior a que Marcelo teve na reeleição dele. É claro que depois de 16 anos tem um certo cansaço das pessoas, mas mostra sim a grande maioria que confia na nossa administração e por isso votou para manter a administração que existe hoje”, finalizou.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional