“O governo vai formar uma base sólida e avançar nas pautas que interessam ao Brasil”, diz Ricardo Barros

Declaração do novo líder do governo na Câmara foi dada em entrevista ao jornal A Tarde


Vixe d-flex me-2
redacao 07/09/2020 10:30 Política

O novo líder do governo na Câmara Federal, deputado Ricardo Barros (PP-PR), afirmou que o clima entre o Palácio do Planalto e a Câmara Federal, passado mais de um ano e meio da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à frente do país, é mais tranquilo.

De acordo com ele, em entrevista ao colunista Osvaldo Lyra, do jornal A Tarde, o cenário melhorou após principalmente deputados de primeiro mandato entenderem melhor o funcionamento da Casa Legislativa, assim como o próprio Bolsonaro, que amadureceu a relação dele com o Parlamento.

“Vivemos um momento mais tranquilo. Temos muitos deputados de primeiro mandato que, já com um ano e meio de Câmara, entendem melhor como é o funcionamento da Casa, qual é a importância de estar representando o povo brasileiro na Câmara dos Deputados. E não apenas a sua categoria, ou só sua região, tem que ter responsabilidade com o Brasil. O presidente Bolsonaro também, o Governo Bolsonaro amadureceu a sua relação com o Parlamento. Eu assumo num momento mais tranquilo. Estamos criando métodos de articulação que vão facilitar bastante a aprovação das matérias”, disse.

Questionado sobre o discurso do presidente, que foi eleito com a promessa de que não iria aceitar a política do “toma lá da cá”, Barros disse que não houve mudança de linguagem, destacando que Bolsonaro tem sete mandatos na Câmara e sabe como é o funcionamento do presidencialismo de coalizão.

“Ele se elegeu com apenas 10% dos parlamentares no seu partido, senadores e deputados. E precisou aumentar sua base e esses partidos de centro é que definem a consolidação da governabilidade. E é natural que esses partidos de centro, quando dão apoio e governabilidade, possam ter também pessoas dos seus quadros aplicando no Governo os programas partidários de cada um desses partidos. Cada partido tem uma ação programática (…) Isso é absolutamente natural”, afirmou o líder do governo na Câmara.

“O presidente iniciou a sua relação com o Congresso logo na posse, nomeando vários parlamentares, como ministros e assessores, de vários ministérios e no Palácio, mas indicados por frentes parlamentares, não por partidos. E, depois do primeiro ano, ele percebeu que isso não estava sendo útil para a articulação política. Que as frentes parlamentares não indicam a votação em Plenário, não indicam os relatores, não indicam os membros das comissões. Então o presidente percebeu que tinha se equivocado na escolha e passou, a partir de fevereiro, a se relacionar com os partidos e por isso é que está se construindo essa base que está em formação, mas em breve nós esperamos consolidá-la”, salientou.

Avaliação

Durante a entrevista, Barros fez uma avaliação dos trabalhos da Câmara Federal nessa pandemia, que tomou à frente em algumas ações diante da demora do Governo Federal em agir.

“A Câmara prometeu e aprovou todos os projetos que se referiam à pandemia. Os programas de socorro à população, os recursos ilimitados para o Ministério da Saúde combater a crise de saúde e os bilionários recursos para combater o impacto econômico da crise provocada pelo isolamento social. Então eu vejo que a Câmara cumpriu bem o seu papel e faz agora, estamos tratando de um novo pacto para que votemos outras matérias que não tenham a ver com a Covid-19 de forma regular no plenário”, afirmou.

O deputado federal também destacou como conciliar as crises sanitária e de saúde pública com a crise econômica.

“O cuidar das pessoas é cuidar da saúde das pessoas e cuidar também da capacidade delas sustentarem com dignidade sua família. Então, são duas ações simultâneas que estão sendo praticadas de forma simultânea para poder superar esse momento. Nós esperamos rapidamente retomar a economia, a triste necessidade desse auxílio emergencial estar sendo praticado pelo governo, mas à custa de endividamento público para o futuro”, disse.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional